Ir para o conteúdo

Ateliê 23 estreia nova temporada do espetáculo ‘Da Silva’ com circulação pelo Brasil

As sessões gratuitas estão confirmadas em Itacoatiara, Manacapuru, Recife, Caruaru, Belo Horizonte e Ouro Preto

Nesta semana, o Ateliê 23 coloca em circulação o espetáculo “Da Silva”, com duas sessões gratuitas em Itacoatiara, Manacapuru, Recife, Caruaru, Belo Horizonte e Ouro Preto. A estreia na estrada acontece nesta quarta-feira (28/02), em Itacoatiara, 16h e 19h, na Associação Cultural Desenvolvimento Humano e Cultural Mãos Solidárias. Em seguida, na quinta-feira (29/02), é a vez de Manacapuru receber as apresentações, também às 16h e 19h, na Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré.

A programação da companhia amazonense conta ainda com a oficina de danças urbanas com Lore Cavalcanti e bate-papo com o elenco. O projeto é um dos contemplados no Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022.

Segundo o diretor Eric Lima, é a primeira vez que o Ateliê 23 tem estreia de temporada em circulação. A apresentação em Manaus está prevista para o encerramento do circuito, em abril.

“O ‘Da Silva’ era um espetáculo de dança e a palavra de ordem dele era superação. A partir disso, misturamos a proposta com a ideia de cultura popular e usamos as histórias das nossas famílias como metáfora, para falar das famílias brasileiras”, explica o diretor Eric Lima.

Segundo o diretor, a obra passeia por três linguagens, dança, teatro e música em números individuais.

“No palco, somos quatro intérpretes e quase viramos uma representação da sociedade atualmente, trazendo a nossa experiência para a cena dentro da perspectiva da diversidade e dentro desse recorte do racismo, da homofobia, transfobia, misoginia e machismo”, destaca o artista.

Itinerário

Em março, nos dias 5 e 6, tem “Da Silva” em Recife, no Espaço Cênicas. A apresentação em Caruaru, no interior do Pernambuco, no Teatro Prazeres Barbosa, está confirmada para o dia 8.

O itinerário segue para Belo Horizonte, com sessões nos dias 10 e 11, e finaliza em Ouro Preto, em 13 e 14 de março.

“As pessoas podem acompanhar a viagem por meio de vlogs, em que vamos mostrar como vai ser todo processo”, adianta Eric Lima. Os bastidores vão ser publicados no Instagram (@atelie23).

Equipe

Além da direção, Eric Lima assina coreografia e figurino de “Da Silva”. O artista também compõe o elenco junto com Andira Angeli, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Taciano Soares.

A assistência de direção é de Fernanda Seixas e Taciano Soares e a assistência coreográfica de Lore Cavalcanti. As composições são de Andira Angeli, Eric Lima, Enos Lopes, Guilherme Bonates, Lore Cavalcanti e Thais Vasconcelos.

A iluminação é de Titto Silva, cenotécnica e costura de Andira Angeli e Lore Cavalcanti e produção executiva de Camila Andrade. O cenário tem assinatura de Taciano Soares, também coordenador de produção.

Ateliê 23

Em agosto de 2024, o Ateliê 23, comandado por Taciano Soares e Eric Lima, completa 11 anos de atuação no cenário cultural amazonense. A companhia tem 30 espetáculos, cinco shows e quatro obras audiovisuais no repertório.

A principal característica do grupo é trabalhar com histórias reais, objeto da tese de Doutorado “Bionarrativas Cênicas: Dispositivos de Comoção em Obras do Ateliê 23”, defendida pelo diretor Taciano Soares na Universidade Federal da Bahia.

Entre obras de sucessos de público e crítica estão “Cabaré Chinelo”, indicado ao 34° Prêmio Shell de Teatro, “Helena”, selecionado para a mostra a_ponte: cena do teatro universitário do Itaú Cultural e indicado ao Prêmio Brasil Musical; “da Silva” e “Ensaio de Despedida”, indicados para o projeto Palco Giratório, do Sesc; “Vacas Bravas” e “Persona – Face Um”. Este último colocou em pauta o tema transfobia e ficou um ano e meio em cartaz.

O Ateliê 23 foi indicado ao 34° Prêmio Shell de Teatro, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, na categoria "Energia que Vem da Gente". O resultado vai ser divulgado no dia 12 de março, em São Paulo.

A companhia também conquistou o 22º Prêmio Cenym de Teatro Nacional, da Academia de Artes no Teatro do Brasil, com o espetáculo “Cabaré Chinelo”, em duas categorias, entre elas "Melhor Companhia". A peça foi indicada ainda como “Melhor Elenco” nesta edição.

No 17º Festival de Teatro da Amazônia, o “Cabaré Chinelo” conquistou prêmios de “Melhor Espetáculo” e “Direção”. A obra foi indicada nas categorias “Melhor Atriz”, “Melhor Ator” e “Trilha Sonora”.

Outra conquista foi o prêmio de melhor atuação nacional no 8º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás, com o personagem Belinho, vivido por Taciano Soares no filme “A Bela é Poc”, primeiro curta do grupo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes