Ir para o conteúdo

Após denúncias, Blitz TCE realiza inspeção presencial na Fundação de Medicina Tropical

Esta é a quarta unidade de saúde do Estado inspecionada pelo programa

Denúncias oriundas dos canais de comunicação do Blitz TCE levaram a equipe do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a realizar inspeções presenciais na Fundação de Medicina Tropical (FMT), na manhã desta terça-feira (5).

Esta é a quarta unidade de saúde do Estado inspecionada pelo programa, que tem como objetivo dar resposta aos chamados de forma rápida, seguindo diretriz da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins de fiscalização imediata.

Durante a inspeção, os agentes do Blitz TCE analisaram aspectos administrativos, estruturais e humanísticos da instituição, como a folha de pagamento de servidores e funcionários terceirizados, o estoque de medicamentos, entre eles anestésicos, as condições físicas dos leitos, ambulatoriais, dentro outros, além do funcionamento do atendimento aos pacientes e seus familiares responsáveis.

“Essas inspeções são sempre feitas em caráter de urgência, baseado em diversas denúncias que chegaram até nós. Deslocamos nossa equipe que foi efetuar os questionamentos relativos às denúncias e constatamos parte das alegações, entre elas a quantidade não satisfatória de material de limpeza, que acaba prejudicando a operacionalização do hospital. A Blitz tem mostrado o seu caráter dinâmico, efetuando a visita tão logo a denúncia chegou ao nosso conhecimento”, destacou o coordenador da Blitz TCE, secretário de Inteligência Sérgio Fontes.

Achados identificados durante a inspeção poderão também compor o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) da Corte de Contas amazonense junto aos entes da Saúde estadual. Anunciado pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins durante a 5ª Sessão do Tribunal Pleno, o documento está em fase de estudo jurídico e deve ser formalizado em breve.

FMT-HVD

A FMT-HVD é uma instituição dedicada à pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças tropicais como malária, dengue, febre amarela, entre outras. Além disso, desempenha papel na formação de profissionais de saúde, no desenvolvimento de políticas públicas para o controle de doenças tropicais e oferece atendimento médico especializado à população, colaborando com outras organizações nacionais e internacionais.

Blitz TCE

O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número +5592991995518ou pelo e-mail blitz@tce.am.gov.br.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes