Ir para o conteúdo

Amazonas Energia irá trocar 10 mil geladeiras para clientes cadastrados na tarifa social

Por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela ANEEL, a distribuidora irá substituir os equipamentos em situação mais precária dos clientes da capital.

Os consumidores que estiverem cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e na tarifa social de energia poderão ser um dos beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética, implementado pela Amazonas Energia a partir deste mês de julho. Os selecionados terão direito à substituição de geladeiras e, também, de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED. Ao todo, serão 10 mil geladeiras e 40 mil lâmpadas substituídas dentro do programa.

Para concorrer à troca de lâmpadas e geladeiras, o primeiro passo para o cliente é atender os requisitos básicos que são os seguintes:
-> Estar com suas contas de luz em dia junto à concessionária;
-> Estar inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica;
-> Estar com a ligação de energia elétrica dentro dos padrões da Amazonas Energia.

Na segunda etapa da seleção para o programa, representantes da Amazonas Energia estarão cumprindo um cronograma de visitas por áreas, em que os clientes enquadrados nos requisitos acima terão seus equipamentos avaliados e fotografados.

No momento dessas visitas, um cadastro dos aparelhos é preenchido e será examinado antes dos eventos de contemplação dos beneficiados, em que ocorrerá a entrega das geladeiras e lâmpadas. “Não será sorteio. Nessa primeira etapa do projeto, a Amazonas Energia percorrerá os bairros de Manaus onde os nossos agentes irão confirmar os dados cadastrais, as condições da geladeira e o tipo de lâmpadas usadas. Um ranking desses aparelhos será criado para que a empresa troque primeiro os aparelhos em estado mais precário”, explicou Haroldo Bentes, analista e gestor do Programa de Eficiência Energética.

Inicialmente, o cronograma prevê visitas nas comunidades Urukaia, Itaporanga e Nova Vida, localizadas no bairro Nova Cidade. Geladeiras cujas borrachas tiverem perdido a vedação, ou que apresentarem falhas no funcionamento, poderão ser substituídas por uma geladeira nova de 240 litros.

“Além da substituição dos equipamentos, o programa tem o objetivo de orientar a população quanto ao consumo consciente de energia, visando reduzir o desperdício. Uma geladeira pequena, em condições precárias, gasta de 50 a 90kWh/mês, o que corresponde ao triplo do consumo de um equipamento eficiente, como os do programa. Com isso, além de ter um equipamento com uma vida útil maior, o consumidor perceberá uma redução do seu consumo de energia, pagando, assim, um valor menor na fatura”, relatou Evelyn Reis, gerente do Departamento de Regulação da Amazonas Energia.

Durante os 18 meses do projeto, a Amazonas Energia substituirá o total de 10 mil geladeiras e 40 mil lâmpadas. Além dos canais de atendimento da Distribuidora em que o consumidor poderá solicitar informações, um carro de som irá informar os bairros, os dias e horários em que as equipes visitarão as casas para fazer o pré-diagnóstico.

Após as visitas aos bairros, haverá eventos de entrega das geladeiras onde serão divulgados os nomes dos beneficiados. A Amazonas Energia entregará os equipamentos novos e recolherá os antigos, que serão encaminhados para descarte, cumprindo o que exige a legislação ambiental.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes