Ir para o conteúdo

Amazonas está em alerta amarelo para ciclones, aponta Inmet

Chegada de tempestades e chuvas intensas em diversos estados brasileiros resulta em alerta de perigo potencial

Oito estados brasileiros que estão na linha de perigo de tempestades e chuvas intensas

O Amazonas é um dos oito estados brasileiros que estão na linha de perigo de tempestades e chuvas intensas que chegam ao país nesta semana, com a passagem de um ciclone extratropical, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta amarelo indica “perigo potencial” nos locais atingidos.

De acordo com o Instituto, os estados são: Amazonas, Roraima, Sergipe, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Os efeitos do fenômeno poderão ser percebidos a partir de quarta-feira (12), estendendo-se até a manhã de sexta-feira (14). Os moradores desses locais podem esperar muita chuva e temperaturas baixas.

O Inmet explica que uma frente fria é o que provoca a formação do ciclone extratropical, que deve atingir todo o Sul do país e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em algumas áreas, as temperaturas podem cair 10°C a 12°C entre um dia e outro.

Previsão do tempo

A previsão do tempo para esta terça-feira mostra o início das mudanças climáticas, com queda nas temperaturas máximas, muita nebulosidade e chuva no Rio Grande do Sul. Amanhã (12), o ar frio avança sobre o Sul e Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira, o frio começa em partes de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás.

O volume de chuvas pode ultrapassar 100 mm e as rajadas de vento superar 100 km/h, acrescenta o Inmet.

Estado de alerta

O ciclone poderá provocar ressaca entre as noites de quarta e sexta-feira, alertou a Marinha do Brasil. Ondas de até 4,5 metros poderão ocorrer entre Chuí (RS) e Laguna (SC), bem como na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e São Paulo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes