Calendário

novembro 2019
D S T Q Q S S
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Sinetram participa de reunião emergencial para discutir rumos do transporte coletivo

Representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) participaram, nesta terça-feira (20), de uma reunião na Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU), em Brasília, onde discutiram propostas para a melhoria do serviço. Além do Sinetram, diversos outros sindicatos, de várias capitais brasileiras, participaram do encontro.

De acordo com o assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, com a grave crise as concessionárias perderam cerca de 20% da demanda, entre 2014 e 2107, e dentre outros motivos, deixaram de fazer alguns investimentos.

“O país enfrenta uma grave crise econômica, que atingiu diretamente o sistema de transporte coletivo. Isso gerou uma enorme queda de passageiros e aumentou os insumos. Além disso, as concessionárias perderam quase 20% dos passageiros, tanto por conta da crise, quanto pela concorrência desleal do transporte irregular e dos aplicativos. O transporte coletivo no Brasil precisa ser tratado com seriedade”, destacou Borges.

Após a reunião, a NTU elaborou uma carta de recomendação para recuperação o setor onde, entre as propostas, pede o cumprimento rigoroso dos contratos de concessão, a retomada de investimentos na infraestrutura urbana e priorização dos espaços destinados ao transporte coletivo, a cobertura dos custos de gratuidades e benefícios tarifários do transporte coletivo por meios de orçamentos públicos, e a proteção do transporte coletivo contra a concorrência desleal e contra a insegurança que assusta os usuários.

*

Deixe uma resposta