Ir para o conteúdo

Rui de Carvalho mistura MPB a artes plásticas em seu caldeirão cultural

Nascido em Rondônia (RO) criado em Manaus (AM) e amadurecido em suas andanças pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Alemanha, o artista plástico e compositor Rui de Carvalho vive se reinventando. Dessa vez resolveu juntar em seu caldeirão cultural a poção mágica composta de música e pintura, na exposição “Exposamba – Os 11 Bambas  & Rui de Carvalho”.

O projeto multimídia é uma homenagem aos 100 anos do samba e envolve artes-plásticas, música, poesia e textos sobre personagens emblemáticos da MPB, mais especificamente, formatadores e sedimentadores do gênero “Samba”.

Trocando em miúdos, Rui de Carvalho, que já é cantor e artista-plástico de renome nacional, pintou 11 telas durante 4 meses, de compositores que escreveram a história da musica Popular Brasileira, como Noel Rosa, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes Tom Jobim, Geraldo Pereira, Cartola, Adoniran Barbosa e outros bambas.

Noel Rosa e Nelson Cavaquinho em telas pintadas à mão

— Parte destes artistas fizeram do gênero “Samba” esse relicário e patrimônio do qual desfrutamos hoje, cem anos depois. Portanto, este espetáculo se propõe a reverenciar a data, com imagens de seus compositores, cantando seus clássicos e relembrando fatos pitorescos sobre tais personalidades que marcaram definitivamente a arte brasileira, sendo o “Samba” o gênero que se tornou um catalisador da cultura nacional – explicou Carvalho ao Blog do Mário Adolfo.

Rui disse ainda que, no ano em quem se comemora os 100 anos da primeira gravação de um samba, tendo no rótulo do disco o termo “Samba” e ainda, sendo esta gravação respaldada por um registro feito na Biblioteca Nacional, no ano anterior, em 1916, é conveniente aos artistas brasileiros celebrarem tal data, tão especial para a cultura nacional.

Para o artista-plástico, o  espetáculo se propõe a reverenciar a data, com imagens de seus compositores, cantando seus clássicos e relembrando fatos pitorescos  sobre tais personalidades que marcaram definitivamente a arte brasileira, sendo o “Samba” o gênero que se tornou um catalisador da cultura brasileira.

Com textos e apresentação do poeta e pesquisador de MPB, Euclides Amaral, o artista plástico e cantor Rui de Carvalho, através de suas telas e de sua interpretação para alguns dos clássicos destes compositores, nos apresenta este trabalho em homenagem, de reverência e, acima de tudo, de reconhecimento da importância destes mestres da cultura popular brasileira que nos legaram o “Samba”. A proposta do artista é expor em salas culturais, museus, escolas, casas de shows e teatros.

Quem quiser pode entrar em contato com Rui de Carvalho sobre suas obras pelo perfil do Facebook.

Cartola e Dona Ivone Lara também foram homenageados

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes