BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Vai fazer a redação do ENEM? Veja os temas prováveis


Nem só com questões de múltipla escolha se faz uma boa prova de ENEM. A prova de redação, que será aplicada no primeiro dia do exame juntamente com as provas de Ciências Humanas e Linguagens, pode te colocar até mil pontos à frente da concorrência. De acordo com o levantamento feito por especialistas, os temas mais prováveis para a prova de redação dessa edição de 2017 do exame são:

– Intolerância à população LGBT brasileira;

– Mobilidade Urbana;

– Acessibilidade no Brasil;

– Analfabetismo funcional no Brasil;

– Desafios da inclusão digital no Brasil;

– Desafios da saúde pública no Brasil;

– Intolerância à diversidade de organização familiar no Brasil;

– Aumento no índice de sobrepeso no Brasil;

– Bullying na sociedade brasileira; e

– Soluções para o sistema carcerário brasileiro.

Uma dica importante: Nunca, em hipótese alguma, escreva coisas do tipo: “esses bandidos precisam morrer”, ou “os criminosos precisam sofrer da mesma forma que eles fizeram outra pessoas sofrerem”, ou “a pena de morte pode ser uma solução”, etc. Qualquer conceito que envolva assuntos morais, éticos e religiosos precisam ficar de fora do seu texto. Seja totalmente imparcial quanto a isso e enquadre-se dentro da legislação atual do Brasil nessas questões morais, sem ideologias de nenhum tipo. Um deslise nesse detalhe pode fazer você receber nota zero na redação! Isso mesmo, muitas pessoas sabiam como fazer uma boa redação e escreveram bons textos, mas acabaram tirando nota zero pelo simples fato de ter escrito alguma ideologia como essas que citamos acima. De nada adianta aprender como fazer uma redação para o Enem se você não sabe que ideologias, questões religiosas ou morais não podem ser mencionadas no seu texto. Não cometa esse erro também!

Veja o vídeo:

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.