Ir para o conteúdo

Quem ataca a ZFM esquece do motivo para sua criação pelos militares

Ao responder ao  tweet do presidente Jair Bolsonaro sobre “estudar baixar de 16% para 4% o Imposto de Importação (II) para os segmentos de computadores e telefonia celular”, o presidente em exercício da Fieam, Aderson Frota, disse que a Zona Franca é uma questão de  soberania do Brasil que sempre esteve em perigo” . O empresário disse que foi a “sensibilidade e o conhecimento” dos militares no final dos anos 60, em função do vazio demográfico e econômico da região, motivaram a criação da ZFM e o Comando Militar da Amazônia.

—  Esta foi a estratégia adotada para garantir a Amazônia da cobiça internacional.  

Olho gordo

Aderson Frota observou que  Amazonas sempre lutou contra o desconhecimento dos motivos que geraram a ZFM. Para ele, os  países desenvolvidos, especialmente os EUA e os da Europa, sempre cobiçaram a Amazônia.

Primo rico, primo pobre

O  líder da FIEAM  lembrou que o Amazonas  temos o maior volume de água doce do planeta; um potencial mineral incalculável; a maior biodiversidade do mundo, selva integra, sol em abundância,  umidade para produzir alimentos.

—  Apesar de toda essa riqueza, somos  ainda pobres e com grandes entraves ao nosso desenvolvimento.

Festas x Previdência

A reforma da previdência já tem muitos obstáculos. E agora surge mais dois: um feriado de dois dias e as festas juninas, que costumam desmobilizar a bancada dos nove Estados do Nordeste.

Desculpe, São João!

A ideia é que o texto seja enviado ao Senado em agosto, onde seria votado no máximo até outubro. Ao saber que as festas juninas podem esvaziar o andamento da reforma, o  presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, Marcelo Ramos (PR-AM), alfinetou:

— Com todo respeito a São João, mas as festas juninas do Nordeste não podem parar o País!

Incoerências de Moro

Senador perguntou ao ministro Sérgio Moro se ele autoriza o Telegram a divulgar as mensagens que estão arquivadas no servidor. Moro fugiu do assunto, fingiu que não entendeu, e não autorizou.

Incoerências de Moro 2

Senador pergunta para o ministro Sérgio Moro: O senhor. vive dizendo que não lembra das mensagens com Dallagnol trocadas em 2017 e como o senhor perguntava de forma insistente em depoimentos se Lula e outras pessoas lembravam de conversas de 2007?

Incoerências de Moro 3

No dia 13 de maio Flavio Bolosonaro disse em entrevista que testemunhou quando o pai Jair Bolsonaro prometeu dar o Coaf a Moro para ele aceitar ser ministro. Nesta quarta-feira, na cara do próprio Flavio, Moro disse que isso nunca existiu. Quem mente?

Dudu cutuca

Moro foi sabatinado várias vezes sobre esse episódio. O  senador do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), foi um dos que cutucou o estilo “ dois pesos, duas medidas” .

Outros 500

O ministro da Justiça responde que o grampo de ligação entre os ex-presidente Lula e Dilma Rousseff, que vazou para a Globo, foi uma “situação absolutamente diferente”.

— Ali havia uma interceptação, autorizada legalmente. Pode-se até discutir a decisão. Mas havia uma decisão legal, publicada –, disse Moro.

Estado de direito

Eduardo Braga também havia falado sobre a preocupação em se preservar o estado de direito durante o combate à corrupção, com respeito a direitos individuais e coletivos, e Moro concordou.

— Na questão do combate à corrupção, concordo com suas palavras. Temos que nos preocupar em avançar e consolidar os avanços que ocorreram.

Convicção

Para concluir a resposta a Eduardo, Moro disse que, no que se refere à sua atuação, procurou agir “dentro da lei”.

— Eu mais uma vez reitero, senador, eu tenho plena convicção que agi com absoluta correção na aplicação imparcial da lei durante esse período – respondeu.

O escudo de Suelem

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB), está mobilizando a Comissão da Mulher da Casa contra a tentativa de intimidação do trabalho parlamentar da vereadora Suelem Lofiego (MDB) de Tonantins.

Trama sórdida

Principal opositora do prefeito do município, a vereadora é vitima, segundo a deputada Alessandra, de uma “trama sórdida” contra seu mandato legitimamente conquistado nas urnas.

— O argumento é que ela usa as redes sociais para denunciar desvio de dinheiro público, e eu não entendo qual o problema. O problema seria se ela não fizesse isso –, afirmou Alessandra.

Ameaçada de morte

Suelem já denunciou no âmbito do Poder Legislativo Estadual suspeitas  de desvios de recursos do Fundeb, obras abandonadas e caos na área da saúde por parte da prefeitura. A vereadora, inclusive, denunciou ameaças de morte e todas as formas de tentativas de intimidação no município.

Noite estilosa

O lançamento do bairro modelo “Parque Mosaico” foi feito em grande estilo, na noite de terça-feira, 18, no teatro Amazonas, reunindo o peso pesado da economia amazonense.

Fábio sedutor

A estrela da noite, além do “Mosaico”, foi o show do cantor Fábio Júnior, que assanhou o público feminino e fez os homens levantarem das poltronas e dispararem a câmera de seus celulares.

Cheirinho de galã

No final d show, Fábio arrancou riso ao pegar uma toalhinha vermelha, enxugar o suor do rosto, as  axilas e (só de sarro)  passar na virilha, atirou às fãs. A loira que pegou a talha no ar abriu um sorriso que ia de ponta a ponta da orelha.

EM ALTA

A menina Ella Casano,  americana que superou o medo que tinha do soro e da bolsa de sangue do hospital com uma solução simples e alegre: o saco de medicamento fica acoplado a um ursinho. A intenção é esconder o saco de infusão da criança que contém sangue, derivados de sangue ou medicação. A primeira impressão que fica no quarto é de um rosto amigo, como o de um ursinho.

EM BAIXA

O pôr-do-sol em Santa Gertrudes, uma pequena cidade a 175 quilômetros de São Paulo, é conhecido por sua beleza, quando tons vermelhos, alaranjados e cor-de-rosa cobrem o horizonte. Mas o efeito do entardecer tem uma origem nada espetacular: Santa Gertrudes é o município com o pior nível de poluição do ar do Brasil, de acordo com dados do relatório de 2016 das Nações Unidas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes