Ir para o conteúdo

Projeto Academia de Portas Abertas inicia no próximo domingo (15)

A programação Academia de Portas Abertas, da Academia Amazonense de Letras, já é um sucesso de público e neste segundo semestre de 2019 volta a ser realizada com uma homenagem a Manaus que completa 350 anos no dia 24 de outubro.

Com apoio do Governo do Amazonas, o projeto apresenta uma opção de lazer familiar nas tardes de domingo. Em 2018, a atividade levou mais de 800 (oitocentas) pessoas a visitarem a Casa de Adriano Jorge e conhecerem os imortais amazonenses. 

Segundo o presidente no biênio 2018-2019, Robério Braga, os acadêmicos contam com o mesmo sucesso percebido na edição passada. 

“Tivemos uma movimentação louvável no ano de 2018 e esperamos a mesma receptividade do público este ano. Um público ávido por conhecimento, por celebrar a cultura, por valorizar a criação amazonense e conhecer a sua história. Famílias inteiras aproveitando o domingo e aprendendo sobre a nossa literatura. Estão todos convidados a visitar a Casa de Adriano Jorge!”declarou.

Tradicionalmente, a programação conta com uma visita guiada pelo primeiro presidente da Casa, Adriano Jorge, que apresenta não só os aposentos do Silogeu como também um pouco de sua história. 

Depois é a vez do Grupo Interarte comandar o Sarau Literário, que fez grande sucesso entre o público na edição passada. A cada semana um poeta diferente é homenageado e o público é convidado a participar com poesias de seus poetas preferidos ou textos autorais.  

A noite será encerrada com apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, que apresentará músicas conhecidas do público com um toque clássico especial. 

Além das visitas guiadas, Saraus literários e apresentações musicais, o Silogeu apresentará palestras comemorativas com Manaus como tema. 

Uma conversa sobre Manaus

Com palestras comandadas pelos imortais sobre a história e cultura da capital amazonense, a programação abordará Manaus em bate-papos realizados em todos os seus domingos.

Durante a programação será possível também coletar autógrafos dos imortais presentes e conhecer histórias e causos sobre a convivência na Casa de Adriano Jorge. 

Para o presidente, a programação especial é um agradecimento à cidade que tantas vezes serve de pano de fundo ou contexto principal para a produção literária dos imortais. 

“Produzimos sobre o Amazonas, sobre Manaus, sobre as facetas e a história do nosso povo. É mais do que justo que nesta data tão especial comemoremos juntos. Vamos falar de nossa cidade, cantar juntos e trazer uma atmosfera festiva para a Casa” comentou.

A programação especial Academia de Portas Abertas inicia no dia 15 de setembro e segue com realização durante todos os domingos até 15 de dezembro. Toda a programação é gratuita, com início às 17h30 e encerramento às 20h. 

A Academia Amazonense de Letras fica na Rua Ramos Ferreira, esquina com Tapajós, 1009 – Centro. Para ficar por dentro de toda a programação acompanhe o site http://academiaamazonensedeletras.com e as redes sociais. 

Academia de Portas Abertas 

O projeto “Academia de portas Abertas” faz parte das comemorações ao centenário da Academia Amazonense de Letras (1918-2018) e traz em sua programação um roteiro especial de visitação, apresentações musicais, performances, encontros com imortais, tardes de autógrafos, entre outras atividades. 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes