Ir para o conteúdo

Plínio Valério: “Paulo Guedes quer matar a Zona Franca por asfixia”

Na interpretação do senador Plínio Valério (PSDB-AM), na entrevista concedida ontem a noite na GloboNews, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro que vai matar a Zona Franca de Manaus por asfixia, mudando o sistema tributário nacional de forma a zerar os subsídios e incentivos dados as empresas que atuam no polo de Manaus.

Na entrevista Guedes diz que não pode acabar com a ZFM porque está na Constituição, mas “se os impostos caem todos para zero”, ele não estaria ferindo a garantia constitucional de sua existência. “Tenho que deixar o Brasil bem ferrado para deixar Manaus?”, disse Guedes, ao discorrer sobre um eventual plano nacional de simplificação de impostos.

“O ministro Paulo Guedes, que se acha um semi Deus grego, deixou claro que não acaba com a Zona Franca de Manaus porque não pode, é lei, mas vai matá-la à míngua, deixando assim uma grande incerteza e dúvida para quem pretendia investir no Amazonas. O que ele finge não entender, é que uma Nação não se faz com números, mas com políticas públicas que priorizem sua gente. O semi Deus não aprendeu quando esteve em Chicago, que criar novos empregos é coisa muito difícil e mais: ignora que distribuir novos empregos é pior ainda”, reagiu o senador Plínio Valério.

Veja o que Paulo Guedes falou na Globo News

A fala de Guedes preocupou mais ainda o parlamentar amazonense, porque não aponta uma solução para a sobrevivência da Zona Franca de Manaus e os empregos que deixarão de existir. A fala de Guedes é um balde de água fria para os parlamentares da Amazônia que lutam pela modernização do único modelo de desenvolvimento sustentável para a região.

“O ministro não aponta uma saída para um modelo que emprega quase cem mil trabalhadores diretos e que representa cinquenta por cento de toda arrecadação na região Norte. E mais: que é responsável direto pela preservação da maior reserva tropical do Planeta. A questão é: qual é o plano do Governo Federal pra Amazônia Ocidental? Eu concordo que estejamos reféns da ZFM. Mas quais as alternativas postas à mesa? O Governo Federal será o grande indutor disso? Ou Seremos nós? Ele não aponta nenhuma saída a não ser que entremos floresta a dentro colhendo frutas e entregando à Coca Cola para produzir sucos”, questionou Plínio Valério.

Para o senador Plínio Valério, na entrevista, Paulo Guedes, por desconhecimento da realidade local, reforçou o preconceito e o olhar enviesado do Sul e Sudeste do País em relação aos estados da Amazônia. Ao ministro, Plínio explicou que , só dentro do Amazonas cabem o Sul e Sudeste juntos, todo Reino Unido e mais a França.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes