Ir para o conteúdo

Paulo Guedes ameniza tom sobre Zona Franca, mas planos ainda são incertos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, mudou o tom em relação à Zona Franca de Manaus (ZFM). Nesta quarta-feira, 24/4, ele esteve reunido com a bancada do Amazonas e disse que há um compromisso em garantir as vantagens comparativas do modelo econômico. A Receita Federal, inclusive, estuda a criação de um regime especial. 

Na semana passada, o ministro havia feito declarações preocupantes para o Amazonas, durante entrevista à Globo News, que causou reações automáticas de políticos e representantes da indústria.”Quer dizer que o Brasil não pode ficar mais eficiente pra manter a Zona Franca de Manaus? Eu tenho que deixar o Brasil ferrado, bem desarrumado, senão não tem vantagem pra Manaus”, disse.

O clima amenizou, mas ainda paira certa tensão no ar, uma vez que o governo federal não divulga quais as reais intenções ou planos para o Amazonas. A bancada continua atenta e Paulo Guedes tenta ser menos agressivo – ao menos no discurso.

Bancada do Amazonas ao lado de Paulo Guedes

Hoje, Paulo Guedes afirmou que ele e os senadores e deputados federais chegaram a conversar “bastante” sobre o assunto, mas que ficou tudo esclarecido. “Todas as interações que já tivemos são sempre construtivas e focadas em como melhorar o Brasil, mantendo a força do Amazonas”, ressaltou.  

Sobre a Zona Franca, Guedes destacou que o compromisso está assumido. “Deixamos muito claro o seguinte: nós queremos fazer modernizações, mexer nos impostos e coisas que vão fazer o Brasil crescer. Existe um compromisso com Manaus, com o Amazonas, que é justamente garantir as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus. Esse entendimento é muito claro para nós”. 

Estudos

O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, ressaltou que durante uma reforma tributária deve-se levar em consideração o que funciona. “A Zona Franca está sendo objeto de estudos para a criação de um regime especial que preserve a competitividade, que preserve a característica de vantagem competitiva e comparativa que ela tem. Essa é uma orientação do ministro e do Governo Federal, desde o começo. Nunca se pensou em comprometer as conquistas realizadas naquela região”, assegurou. 

O senador Omar Aziz afirmou que a bancada do Amazonas saiu tranquila da reunião, com o compromisso assumido de que as vantagens comparativas da ZFM permanecerão. “Pode haver mudança, mas sempre teremos uma vantagem comparativa para manter o polo industrial. Isso nos tranquiliza e deve tranquilizar os investimentos que a ZFM terá”. 

Ainda de acordo com Aziz, o ministro Paulo Guedes deverá presidir a próxima reunião do Conselho de Administração da Suframa, em Manaus.

CONFIRA O QUE FALOU PAULO GUEDES

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes