Ir para o conteúdo

Operação mobiliza 800 agentes para combater queimadas no Amazonas

O Governo do Estado, por meio dos órgãos ambientais e de Comando e Controle, apresentou, nesta sexta-feira (30), as viaturas e equipamentos que serão utilizados na operação Curuquetê, que reforçará as ações de combate às queimadas no sul do Amazonas. A ação será realizada em conjunto com a Operação Verde Brasil, do Exército Brasileiro, por meio da Garantida da Lei e da Ordem (GLO). Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nas atividades de combate, tanto em Manaus quanto nos municípios do sul do estado.

As equipes seguem para o sul do Amazonas a partir deste fim de semana, iniciando a operação que promove integração da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), destacando os reforços da Polícia Federal, Exército Brasileiro e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, já foram feitas atividades de estratégia e planejamento, identificando os focos de calor que serão alvo da ação baseada nas informações de inteligência, tanto do Ipaam quanto da Abin. 

Taveira destacou ainda que as ações que estavam sendo realizadas pelo Estado desde o decreto de emergência pelas queimadas já demonstraram efeito. Nas últimas 48 horas, o município de Apuí saiu da lista dos 10 municípios brasileiros com o maior número de focos de incêndio.

Os equipamentos serão enviados a partir deste sábado (30/08) para o município de Humaitá, onde deve ficar a base da operação. Serão utilizados os Centro Multifuncionais da Sema e Ipaam como núcleos de estratégia e inteligência para combate às queimadas e desmatamento ilegais. Além disso, as cidades de Apuí e Lábrea serão pontos de concentração das ações de campo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes