BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Onde está Afonso Lobo?


Único a não ser encontrado pela Polícia Federal (PF), Afonso Lobo continua desaparecido desde a quarta-feira, 13/12, quando foi deflagrada em Manaus a Operação Custo Político. A operação cumpriu 12 mandados de prisão (sendo três de prisão preventiva e nove de prisão temporária), além de 27 mandados de condução coercitiva. Entre os investigados estão ex-secretários de saúde e da Casa Civil do governo do Amazonas.

Na manhã desta quinta-feira, 14/12, o Blog da Floresta publicou reportagem colocando em xeque parte da operação. Isso porque, Afonso Lobo tem relação pessoal e de confiança com o advogado Paulo Ney Simões, pai da juíza Ana Paula Serizawa, responsável por autorizar as ações da PF na quarta-feira.

“Vazaram documentos com exclusividade indicando que a Operação Custo Político pode estar contaminada por vazamento de informações privilegiadas. Paulo Ney Simões, pai da juíza Ana Paula Serizawa, responsável pela Operação Custo Político, é o advogado da empresa Tapajós Comércio de Perfumaria, de propriedade do ex-secretário da Fazenda, Afonso Lobo, justamente o único que não foi encontrado pela Polícia Federal”, afirma o Blog.

Paulo Ney confirmou que presta assessoria jurídica à empresa. Na avaliação dele, isso não compromete o julgamento da filha. “Não sou advogado de pessoa física, presto assessoria para a pessoa jurídica. Não existe possibilidade de ser questionado”, avaliou o advogado, também ao Blog.

De acordo com o Artigo 144 do Novo Código de Processo Civil, é proibido ao juiz exercer suas funções no processo em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu parente.

Segundo o Artigo 252 do Código de Processo Penal, “o juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que: IV – ele próprio ou seu cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito”.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.