Ir para o conteúdo

Único a não ser encontrado pela Polícia Federal (PF), Afonso Lobo continua desaparecido desde a quarta-feira, 13/12, quando foi deflagrada em Manaus a Operação Custo Político. A operação cumpriu 12 mandados de prisão (sendo três de prisão preventiva e nove de prisão temporária), além de 27 mandados de condução coercitiva. Entre os investigados estão ex-secretários de saúde e da Casa Civil do governo do Amazonas.

Na manhã desta quinta-feira, 14/12, o Blog da Floresta publicou reportagem colocando em xeque parte da operação. Isso porque, Afonso Lobo tem relação pessoal e de confiança com o advogado Paulo Ney Simões, pai da juíza Ana Paula Serizawa, responsável por autorizar as ações da PF na quarta-feira.

“Vazaram documentos com exclusividade indicando que a Operação Custo Político pode estar contaminada por vazamento de informações privilegiadas. Paulo Ney Simões, pai da juíza Ana Paula Serizawa, responsável pela Operação Custo Político, é o advogado da empresa Tapajós Comércio de Perfumaria, de propriedade do ex-secretário da Fazenda, Afonso Lobo, justamente o único que não foi encontrado pela Polícia Federal”, afirma o Blog.

Paulo Ney confirmou que presta assessoria jurídica à empresa. Na avaliação dele, isso não compromete o julgamento da filha. “Não sou advogado de pessoa física, presto assessoria para a pessoa jurídica. Não existe possibilidade de ser questionado”, avaliou o advogado, também ao Blog.

De acordo com o Artigo 144 do Novo Código de Processo Civil, é proibido ao juiz exercer suas funções no processo em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu parente.

Segundo o Artigo 252 do Código de Processo Penal, “o juiz não poderá exercer jurisdição no processo em que: IV – ele próprio ou seu cônjuge ou parente, consangüíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes