Ir para o conteúdo

Na semana da literatura, escola Campos Sales homenageia Mário Adolfo e o personagem Curumim

Mario Adolfo e o Curumim
Mario Adolfo e o Curumim

No encerramento da semana de Literatura Amazonense, nesta sexta-feira (8), o jornalista e cartunista Mário Adolfo e seu personagem de quadrinhos Curumim foram os grades homenageados da Escola  Municipal  Presidente “Campos Sales”. No encontro literário que reuniu perto de 300 crianças, professores e funcionários da escola, o jornalista apresentou seu último livro, “Curumim, O Último Hertói da Amazônia”, lançado com apoio da Lei Aldir Blanc.

Mário Adolfo foi recebido no pátio de recreação da escolinha, pontualmente às 8h,  com as  crianças  cantando “A Floresta do Curumim”, música infantil de sua autoria em parceria com o compositor Zeca Torres. Em seguida teve a biografia lida pelo aluno Davi de  Melo Viana, de 9 anos, que falou da trajetória do cartunista, da publicação de livros de sua autoria e até dos prêmios de reportagens conquistados na carreira de jornalista.

O autor do Curumim também  assistiu à apresentação de um jogral sobre seus personagens – o indiozinho Curumim, a tartaruguinha Sarah Patel, a indiazinha Murupí, o Jacaré Thinga, o papagaio Lourival, o jaraqui Jara e o invasor da floresta, o malvado  Mr. Okey.

O jornalista também recebeu um “Certificado de Reconhecimento”, conferido pela Escola Campos Salles e assinado pela pedagoga Fernanda Ceraico e a gestora Nilzeth Abreu. Também participaram da cordeação da Semana da Literatura,  os professores Mosani Santiago, Letícia Goulart, Paulete Costa e Eunice Carvalho, que assinaram a exposição de desenhos e quadrinhos do Curumim.

A festa foi encerrada com uma “quilométrica” fila para uma sessão de autógrafos e poses para fotografias em frente ao boneco do Curumim e da tartaruga Sarah Patel. Mário fez a doação de livros para a biblioteca da escola e liberou  alguns  exemplares para sortear entre as crianças.

.— Foi uma festa que muito me gratificou. O interesse das crianças pelos quadrinhos, pelas histórias do Curumim, além do ambiente de uma escola pública tão bem organizada e aconchegante, além do carinho dos professores para com as crianças, me remeteram à minha infância no grupo escolar Carvalho Leal, no bairro de Cachoeirinha –, afirmou Mário Adolfo à saída da escola.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes