Ir para o conteúdo

Manaus vacinou mais de 15 mil pessoas contra a Covid-19 no feriado

A Prefeitura de Manaus vacinou, nesta quinta-feira, 3/6, feriado de Corpus Christi, 15,2 mil pessoas, nos oito pontos estratégicos mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para a campanha de imunização contra a Covid-19, com uma estrutura de 150 postos operados por 722 triadores e vacinadores. Os pontos foram abertos pouco antes das 9h e só encerraram as atividades por volta das 18h, duas horas depois do horário regular, para atender a todos que tinham ido se vacinar.

“Foi um dos dias de maior movimento desde o início da campanha, e foi necessário aumentar, para além do previsto, a quantidade de postos e de servidores encarregados de acolher, fazer a triagem e imunizar as pessoas que foram em busca da vacina”, disse a titular da Semsa, Shádia Fraxe.

Ao longo do dia, a secretária acompanhou o trabalho de vacinação para garantir que, mesmo com a alta demanda, todos fossem atendidos com segurança e com a agilidade possível.

“Recebemos um grande público logo nas primeiras horas da manhã e até o meio-dia já tínhamos vacinado oito mil pessoas. Por volta das 15h, chegamos a 13 mil pessoas e, até o final do dia, passamos dos 15 mil vacinados. Quase um recorde na quantidade de usuários imunizados em um único dia”, relatou.

Shádia destacou que a abertura da campanha municipal para a população geral, com atendimento escalonado por ordem decrescente de idade, foi decidida pelo prefeito David Almeida assim que o Ministério da Saúde (MS) orientou os municípios que já haviam alcançado os grupos populacionais de maior risco para a Covid, a dar início à vacinação do restante da população entre 18 e 59 anos.

“A decisão foi autorizada pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e iniciamos a nova etapa da campanha na última quarta-feira, com doses de AstraZeneca remanejadas, para garantir que os residentes de Manaus sejam vacinados o quanto antes”, informou a secretária, lembrando que os primeiros vacinados foram as pessoas de 58 e 59 anos.

Além das pessoas de 56 e 57 anos, receberam a vacina contra a covid, nesta quinta-feira, os remanescentes de grupos prioritários anteriores, como idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e trabalhadores da educação, entre outros, para os quais a campanha segue aberta. Também foram aplicadas segundas doses aos que já se encontravam no prazo para completar o esquema vacinal.

O trabalho nos pontos de vacinação contou com o apoio do Exército e da Marinha, que vêm auxiliando a Semsa desde a abertura da campanha.

55 anos

Nesta sexta-feira, 4/6, a vacinação avança para o público de 55 anos de idade. Para ser vacinado, o usuário deve fazer o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), escolhendo a opção “Cadastro do Cidadão”. O sistema fará o agendamento, informando dia, hora e local onde a pessoa será vacinada. O mesmo acontece para o recebimento da segunda dose. Para ter acesso aos dados de agendamento, basta acessar o botão “Consultar 1ª dose” ou “Consultar 2ª dose”.

Os documentos obrigatórios para garantir a vacina são documento de identificação original, com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), que demonstre que o usuário é morador de Manaus. A secretária destaca que a cópia do comprovante de residência é indispensável, uma vez que será retida para controle.

Para os de 55 anos e para os que irão receber a segunda dose de AstraZeneca o atendimento segue nos seis pontos de vacinação já tradicionais da Semsa, das 9h às 16h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Convenções de Manaus (sambódromo), supermercado Coema e balneário do Sesc/AM.

Os que vão receber a segunda dose de CoronaVac devem se dirigir somente ao sambódromo, posto único para a segunda dose desse imunizante.

Os que pertencem a grupos prioritários anteriores e, portanto, vão receber a primeira dose da vacina, devem procurar exclusivamente o Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte.

Já os trabalhadores da saúde previamente cadastrados e agendados serão atendidos na Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, assim como os que pertencem às forças de Segurança e Salvamento e às Forças Armadas. Desses dois últimos grupos estão sendo vacinados apenas os que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e cujos nomes constam nas listas oficiais encaminhadas à Semsa.

Além de avançar na vacinação da população geral, a Semsa começa a vacinar no próximo sábado, 5/6, os trabalhadores do Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros (motoristas, cobradores e administradores de linha) e os caminhoneiros. Eles também serão atendidos nos seis postos de vacinação. Na segunda-feira, 7/6, será a vez dos funcionários e da população do Sistema de Privação de Liberdade, que serão vacinados nas próprias unidades do Sistema.

Pontos de vacinação

Para os que têm 55 anos (Geral) e para a segunda dose de AstraZeneca

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, Novo Israel

Zonas Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Centro-Sul

Universidade Paulista – Unip

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Para a segunda dose de CoronaVac

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro

Remanescentes de grupos prioritários anteriores

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes