Ir para o conteúdo
ManausvacinaçãosusamsemsasaudeH1N1campanhaAmazonas

Campanha de vacinação no Amazonas começa na quarta-feira

A campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) no Amazonas inicia na próxima quarta-feira (20/03). O Governo do Amazonas prepara, junto com a Prefeitura de Manaus e dos municípios do interior, uma grande operação para distribuir as vacinas contra o vírus da Influenza (gripe) na capital e no interior. O plano é fazer com que um milhão de doses, que estão sendo enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde, possam chegar, o mais rápido possível, a 1.535 salas de vacinação em todo o Estado.


De acordo com o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida, a campanha deve começar por Manaus e os municípios da Região Metropolitana, onde o acesso é mais rápido. “Conforme os outros municípios forem recebendo, eles irão iniciando suas campanhas no decorrer da semana. Temos logística diferente para cada região, por isso a decisão de não iniciar simultaneamente”, disse o secretário, que irá pedir ajuda às Forças Armadas para fazer com que as vacinas cheguem mais rápido nos municípios mais distantes.


A operação no interior deverá contar, ainda, com a participação da Casa Militar do Governo do Amazonas. “Em situações normais de campanha é o próprio município que retira as vacinas e abastece suas salas de vacinação, mas, nesta campanha em especial, o Governo vai se encarregar de fazer com que as doses cheguem aos municípios mais distantes, principalmente àqueles mais afetados pela enchente dos rios”, disse Almeida.


Capital – Em Manaus, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi afirmou que a Semsa já tem a estrutura e o know-how necessários para que sejam alcançadas as metas estabelecidas para todos os grupos prioritários, que são os que receberão a vacina. “Nosso objetivo é ir além, é assegurar mais do que o mínimo da cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 90% das 455.083 mil pessoas desses grupos. Nossa rede de frios tem capacidade suficiente para receber e armazenar as doses”, informou Magaldi.


De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Costa Pinto, a distribuição das doses para as salas de vacinação já foi autorizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e pela Anvisa, do Ministério da Saúde, a partir da liberação pelo Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INQC), órgão que faz a análise das amostras para testar as vacinas.

Público-alvo – A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado.


Elas representam 90% das pessoas consideradas do grupo de risco – crianças (de seis meses a menores de seis anos incompletos), idosos acima de 60 anos, grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, portadores de doenças neurológicas, pessoas com comprometimento pulmonar), trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

O Governo e Prefeitura irão aproveitar a campanha de vacinação contra a influenza para a atualização das outras vacinas. Quem for se vacinar, precisa levar um documento de identidade e o cartão de vacinação.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes