Ir para o conteúdo

Manaus dá exemplo em economia de égua e energia no serviço público municipal

Técnicas e orientações para melhorias no controle do consumo de água, energia, telefonia e combustível nas secretarias da Prefeitura de Manaus foram tema de debate na palestra “O papel do gestor de contas públicas”, realizada nesta quarta-feira, 24/4, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), a ação contou com a presença de servidores municipais que atuam na função de gestores de contas públicas nas secretarias.

O subsecretário de Controle Interno da Semef, Arnaldo Flores, contribuiu para o debate, destacando as ações de controle interno da prefeitura realizadas ao longo do ano, com auditorias de acompanhamento de gestão e verificação da eficiência na despesa nas contas públicas.

A Prefeitura de Manaus é pioneira na gestão centralizada de serviços comuns a todas as secretarias,

“Este ano vamos intensificar ainda mais o acompanhamento, porque precisamos dar mais qualidade às nossas despesas, gerir os recursos públicos com mais eficiência. É uma maneira de economizar dinheiro para investir nas políticas públicas que os municípios tanto esperam da prefeitura”, esclarece o subsecretário.

Compromisso

A Prefeitura de Manaus é pioneira na gestão centralizada de serviços comuns a todas as secretarias, com o objetivo de reduzir o gasto público e direcionar mais recursos para outras áreas, como educação, saúde e infraestrutura. Dessa forma, destaca a diretora do Departamento de Contas Públicas da Semad, Sônia Lira, ao estabelecer regra em cada órgão responsável pelo controle de consumo, é possível detectar com antecedência problemas que possam influir no consumo final.

“Pequenas atitudes de controle podem fazer toda a diferença no total da conta, por isso é que essa função de gestor de contas públicas é fundamental para atingirmos bons resultados em economia”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes