BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Mais de 30 ocorrências são registradas em Manaus após forte chuva


A Central de emergência 199, da Defesa Civil do município, registrou até às 16h desta quarta-feira, 13/2, um total de 36 ocorrências ocasionadas pela chuva forte que atingiu a cidade. Equipes do órgão e de outras secretarias da Prefeitura de Manaus prestam atendimentos às ocorrências e a Central 199 segue no plantão, monitorando e registrando novos chamados.

As faixas exclusivas para circulação de ônibus e veículos prioritários das avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery, onde há registros de alagamentos, foram liberadas a todos os veículos para garantir melhor fluidez ao trânsito. A medida foi anunciada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que está com agentes em pontos estratégicos.

Segundo informações do Departamento de Operações da Defesa Civil, entre as ocorrências se destacam alagações, deslizamentos de barrancos, risco de desabar casa de madeira, desabamentos de muros e casas, e tombamento de árvore nos bairros. As zonas Norte e Leste foram as mais afetadas, onde há áreas de risco e onde também há apoio dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

“Estamos com equipes nas ruas desde 11h da manhã. Trabalhamos sempre em parceria com as secretarias de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a de Infraestrutura (Seminf), mas hoje também acionamos a de Limpeza Urbana (Semulsp) por conta de tombamento de árvores. Então, alertamos os moradores, principalmente de áreas de risco, a ficarem em alerta e entrarem em contato com nossa Central”, disse a diretora de Operações da Defesa Civil, Bibiane Araújo, que acompanha as ocorrências.

Conforme dados dos Pluviômetros Automáticos da Defesa Civil instalados pela cidade, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva para Manaus até o momento é de 74 mm. As zonas Centro-Oeste e Oeste foram as mais atingidas, com 56 mm e 48,2 mm, respectivamente.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas.