Ir para o conteúdo

Josué Neto diz que ataques à Zona Franca são por falta de informação

Em resposta aos recentes ataques à Zona Franca de Manaus, o deputado estadual Josué Neto (PSD) disse, na última quinta-feira, 11, que as críticas ao modelo econômico são por interesses político-econômicos e caracterizam “má-fé” e falta de informação sobre os benefícios que a ZFM proporciona para o Amazonas, Brasil e mundo.

Para o parlamentar, políticos e empresários do sul e sudeste do país desconhecem a realidade social do Amazonas e os benefícios que o modelo Zona Franca trouxe para o Estado e focam apenas na renúncia fiscal. “As críticas que partem do sul e sudeste em torno da Zona Franca consideram apenas um lado da moeda. Falam apenas de renúncia fiscal mas não levam em consideração os benefícios que a ZFM através de sua atividade, contribui com o Brasil e com mundo em termos políticos, sociais e ambientais”, afirmou.

O parlamentar explica algumas das contribuições do modelo. “Pelo acordo de Paris, o Brasil tem que mostrar ao mundo um compromisso de manutenção de 150 milhões de hectares de área verde, e hoje 97% da floresta no Amazonas está preservada graças ao modelo Zona Franca”, disse.

O Acordo de Paris é um tratado que rege medidas de redução de emissão dióxido de carbono a partir de 2020. O acordo foi negociado durante a Conferência das Nações Unidas sobre alterações Climáticas (COP-21), em Paris, em 2015.
Segundo Josué Neto, a manutenção da ZFM e suas florestas contribuem com as reservas de abastecimentos em função das nuvens transportadas pelo vento para sul e sudeste. Outro ponto é energia elétrica também consumida no sul e sudeste que são geradas nas hidrelétricas da Amazônia onde se localiza a ZFM.

O parlamentar destaca ainda que o Estado representa anualmente 17% do PIB do Brasil, sendo o 3º maior Estado arrecadador, e nos últimos 10 anos repassou cerca de 98,3 bilhões de reais em tributos federais, em contrapartida recebeu apenas 23,8 bilhões.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes