Ir para o conteúdo
ManaussusamsaudeleitosHospitalgovernador

Hospital Francisca Mendes deverá realizar 400 cirurgias cardíacas até o final do ano

O governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, na manhã de quarta-feira (01). A unidade, que é referência em cardiologia no estado e na região Norte, recebeu a implantação de uma nova sala cirúrgica e oito leitos de UTI pós-cirúrgicos, aumentando de 28 para 56 a capacidade de realização de cirurgias semanais, sendo 40 em adultos e 16 em crianças. A nova estrutura montada no HUFM vai permitir a redução do tempo de espera de quem está aguardando pelo procedimento.

“Nosso objetivo é fazer com que haja um controle da fila de espera por cirurgias cardíacas. A meta é, até o final desse ano, fazer 400 cirurgias. Levando em consideração que nós fazemos procedimentos não só dos pacientes que moram aqui no estado do Amazonas, mas também de estados vizinhos que acabam vindo para cá, como Acre, Rondônia, Roraima, Pará, além de imigrantes venezuelanos, peruanos. Nós somos muito demandados”, disse o governador, ressaltando que o Amazonas é o único estado da região Norte, além do Pará, a ofertar cirurgia cardíaca na rede pública.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, a fila de espera por cirurgias cardíacas cresceu, nos últimos anos, porque o HUFM perdeu leitos de UTI e teve uma das quatro salas cirúrgicas desativadas por falta de equipamentos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes