Ir para o conteúdo

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informou que registrou um caso  de  Mucormicose, infecção causada por fungo, em paciente imunossuprimido em Manaus.

A comunicação de risco foi feita, de forma imediata, pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas, coordenado pela FVS-AM (CIEVS/FVS-AM), ao CIEVS nacional, após o recebimento do resultado de histopatológico informado pela Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), na última sexta-feira (28/05).

Trata-se de um homem, de 56 anos, residente em Manaus. Com histórico de diabetes tipo 2, usuário de insulina, o paciente foi internado em 12/04/2021, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio, na zona leste da capital, e depois atendido no hospital da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), onde foi a óbito em 16/04/2021.

O paciente recebeu a primeira dose da vacina CoronaVac contra Covid-19, aplicada em Maués, no dia 01/04/2021, pela Secretaria Municipal de saúde. Dias depois, apresentou sintomas gripais, com teste de  RT-PCR não detectável para Covid-19. O paciente também apresentou prurido no olho direito, que evoluiu para infecção local.

A infecção provocada por fungos que já acometeu quase 9 mil pacientes com Covid-19 na Índia

O caso está sendo monitorado pelo Cievs Nacional e a investigação será concluída após análise de  material coletado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AM), a ser enviado para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro

A doença

Popularmente conhecido como "fungo preto", o quadro mata mais de 50% dos acometidos. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos.

A infecção provocada por fungos que já acometeu quase 9 mil pacientes com Covid-19 na Índia. Os especialistas acreditam que essa diminuição da imunidade pode desencadear casos de mucormicose.

Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo, como os olhos
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes