Ir para o conteúdo

HB20 e Ônix são os principais alvos de roubos em Manaus, aponta DERFV

Neste ano, 1861 carros foram roubados e furtados em Manaus – 1487 recuperados. Entre os modelos mais visados, atualmente, por essas quadrilhas estão os modelos HB20 e Ônix, na cor branca. De acordo com o delegado de Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) Cícero Túlio, parte desses veículos são revendidos, desmanchados ou usados por grupos criminosos para prática de outros crimes como roubos e homicídios. As informações são do portal Toda Hora.

Túlio explicou que esses carros são mais visados porque existe um grande volume deles em circulação e até para desmanche são mais atrativos justamente pelo fato de quanto mais veículos de um modelo em circulação tivermos, mais acidentes com esses veículos existirão e consequentemente, mais peças serão procuradas.

“Além disso por serem compactos atrai o gosto das quadrilhas que os usam como veículos de apoio para o cometimento de outros delitos, auxiliando a fuga dos envolvidos”, informou o delegado,

Além de serem usados para desmanches ou prática de outros crimes, outro destino desses carros são as revendas clandestinas. Segundo o delegado, normalmente as quadrilhas que operam com roubos de veículos mantém relações com diversos outros grupos criminosos 

“Boa parte dos veículos já são encomendados por esses outros grupos criminosos em razão de já estarem em poder de placas para clonagem. Depois de serem clonados, são vendidos clandestinamente a terceiros de boa fé”, destacou Túlio acrescentando que quando esses veículos são vendidos a outras pessoas envolvidas em crimes o valor é muito inferior ao de mercado.   

Foco nos desmanches

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, de janeiro de 2018 a junho deste ano, a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), fechou 51 estabelecimentos irregulares em Manaus utilizados como desmanche de veículos roubados ou furtados.

“Essas oficinas funcionavam na clandestinidade como desmanche de veículos. Boa parte delas operava em empresas de fachada que utilizavam o empreendimento para dificultar a ação policial”, explicou o delegado Cícero Túlio.

Cícero explicou que após serem desmanchados as peças são vendidas normalmente nessas lojas que operam como desmanche e com valores equivalentes as peças “quentes”.

Operação

No último dia 17 de junho, a DERFV deflagrou a Operação Pedestal para desarticular o desmonte ilegal de veículos com restrição jurídica, alienados a instituições bancárias, roubados ou furtados, além de coibir a venda ilícita das peças desses veículos desmontados. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais, depósitos de veículos e residências.

A operação resultou na prisão, em flagrante, de três pessoas e no indiciamento de outras duas, além da apreensão de nove carros, diversas peças de veículos desmontados e R$ 8,5 mil em espécie. O líder do grupo, segundo o delegado foi identificado como sendo o empresário José Sampaio de Souza Junior, o ‘Juninho’.

Recompensa

Desde junho, o delegado Cícero Túlio está oferecendo R$ 1 mil de recompensa para quem repassar informações que ajudem a prender José Sampaio de Souza Junior, o `Juninho`. O homem é procurado por suspeita de liderar um desmanche de veículos roubados, furtados, com restrição jurídica ou com alienação bancária.

Juninho, que mantem uma loja de sucatas nas proximidades da DERFV, na Avenida Professor Nilton Lins, em flores, está sendo procurado desde o dia 17 de junho deste ano, após deflagrada operação Pedestal. Na ocasião, esposa dele, Roseane Ramos de Holanda, 32, o irmão dela, Rogério Ramos de Holanda, 40, e Barbosa Nascimento dos Santos, 43, foram presos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes