Ir para o conteúdo

Graça Figueiredo faz história na galeria do Palácio da Justiça

Segunda mulher a assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo teve sua fotografia posicionada  na galeria de ex-presidentes do histórico Palácio da Justiça, à Avenida Eduardo Ribeiro, inaugurado em 1900. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira, 21/03, e contou com a presença do prefeito Arthur Virgílio (PSDB).

Presidida pelo desembargador Yedo Simões, presidente da corte de justiça, também foram afixadas na galeria as fotografias dos ex-presidentes Domingos Jorge Chalub, João Abdala  Simões, Ari Moutinho e Flávio Pascarelli.

Formada pela Faculdade de Direto da Universidade Federal  do Amazonas (Ufam),  Graça exerceu o cargo de juíza em várias comarcas no interior do Amazonas, antes de voltar a Manaus em 1982. Ela também foi a primeira mulher a atuar no Tribunal do Júri na comarca de Manaus.

Graça Figueiredo ao lado de Yedo Simões, Jorge Chalub, João Simões e Flavio Pascarelli

Durante a cerimônia, o ex-presidente Ari Jorge Moutinho foi escolhido para discursar em nome dos colegas, pronunciando um longo discurso com citações de nomes históricos da justiça do Amazonas, entre eles o avô do prefeito, Arthur Virgílio, cujo quadro também está exposto na Galeria de ex-presidentes.

Pela programação do cerimonial, o discurso do presidente do tribunal, desembargador Yêdo Simões, encerraria a solenidade, mas a  desembargadora Graça Figueiredo pediu a palavra para destacar a presença da mulher na Justiça, apontado a disparidade de que, em 118 anos, apenas duas mulheres presidiram a Corte de Justiça do Amazonas.

Graça Figueiredo foi a segunda mulher a presidir o TJAM, no biênio 2014-2016. A primeira foi a desembargadora Marinildes Mendonça, eleita para o biênio de 2002 a 2004.

—  Queria fazer esse registro.  Estamos aqui, em nome de todas as mulheres do Amazonas,  distribuindo justiça, ao lado de membros  históricos deste tribunal, como o do avô do prefeito Arthur Virgílio, o irmão de minha mãe, desembargador Raimundo Vidal Pessoal, que também está nesta galeria – disse a magistrada.

Quando estava na presidência, Graça Figueiredo também inaugurou uma galeria em agosto de 2015, para postar as fotografias dos  ex-presidentes Arnaldo Carpinteiro Péres, Francisco Auzier, Domingos Chalub, Ubirajara Francisco de Moraes, João Simões e Ari Moutinho, na galeria do atual prédio da Justça, “Edifico Arnoldo Carpinteiro Péres”, na avenida André Araújo, Aleixo.

A desembargadora e parte da família (Mário Adolfo, Fátima Figueiredo, Nise Lobo, Teresa, Fernando Prestes e Lucas Bandiera
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes