Ir para o conteúdo

Poucas horas depois de ter se tornado pública a notícia de que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) sofreria contingenciamento de 25% do orçamento previsto para este ano, o governo federal voltou atrás. Na noite terça-feira, 14/05, a diretora da instituição, Antônia Franco, publicou uma nota em seu Facebook pessoal afirmando que a suspensão do repasse não acontecerá mais.

“O Inpa parabeniza ao excelente trabalho do Sr. Ministro astronauta Marcos Pontes e toda a sua equipe pela reversão do contingenciamento orçamentário de 25% das Unidades de Pesquisa do MCTIC, trazendo assim segurança a pesquisa no País. Estamos juntos trabalhando em
Equipe!”, disse a diretora.

Pela manhã, ela havia dito que o contingenciamento estava confirmado por ordem do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Entretanto, alegava que as principais atividades do Inpa não seriam afetadas, diferente do que dizia um manifesto assinado pelos servidores do Inpa, que temiam colapso nas atividades.

A informação havia caído como bomba tanto no meio dos pesquisadores quanto no público em geral. Nas redes sociais não sobraram críticas ao governo, que na semana passa já havia tirado verbas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e dos institutos federais. Desta vez, a pressão parece ter funcionado.

NOTA DA DIRETORA:

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes