Ir para o conteúdo

O Governo do Amazonas publicou decreto determinando ponto facultativo nos órgãos da administração estadual nesta sexta-feira (21/06), um dia após o feriado de Corpus Christi (20/06). Os serviços essenciais nas áreas de saúde e segurança pública não serão afetados. O governo determinou, ainda, que a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM) promova a compensação das horas normais de ensino, se houver necessidade.

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) montou um plano de ação para garantir o pleno funcionamento da rede de urgência e emergência. As 26 unidades, entre prontos-socorros adultos e infantis, maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) atenderão normalmente em plantão de 24 horas, no feriado de quinta-feira (20/06), no ponto facultativo de sexta-feira (21/06) e em todo fim de semana.

O planejamento envolve toda a assistência, Central de Medicamentos (Cema) e a regulação de leitos, contando com os leitos de retaguarda do Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (Delphina Aziz), que ampliou leitos de UTI, além da rede privada, caso haja necessidade, por meio da Beneficente Portuguesa.

Estarão funcionando os sete prontos-socorros, as sete maternidades, os nove SPAs, as duas UPAs – Campos Sales, no bairro Tarumã, e  José Rodrigues, na Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. As unidades realizam atendimento de urgência e emergência, incluindo os procedimentos cirúrgicos e internações.

Os SPAs e UPAs possuem infraestrutura para o atendimento de urgências e emergências de baixa complexidade, como mal-estar súbito, pequenos ferimentos, cefaleia (dor de cabeça) e outras dores, vômitos, entre outros. Os casos mais graves devem se dirigir aos prontos-socorros. As maternidades oferecem o atendimento às mulheres gestantes.

Atendimento ambulatorial – Nas unidades que atendem com consulta agendada – como é o caso dos serviços ambulatoriais do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) e do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), Policlínicas e Fundações –, não haverá atendimento no feriado prolongado. O funcionamento destes serviços será retomado na segunda-feira (24/06), a partir das 7h.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes