Ir para o conteúdo

Ex-reitor da UEA José Aldemir morre vítima de infarto

Faleceu na noite desta quinta-feira, 22/11, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Aldemir de Oliveira. Ele estava passando por tratamento de câncer e sofreu um infarto. O velório acontece nesta sexta-feira na funerária Canaã, na avenida Major Gabriel, Centro de Manaus. Já o cortejo sai às 15h e enterro está marcado para as 16h, no Parque Tarumã

Com uma carreira científica respeitável, o professor José Aldemir assumiu a difícil missão de implementar a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Ficou dois anos e meio e se afastou por problemas de saúde. 

Natural do Alto Careiro, veio para Manaus estudar, formou-se em geografia e, desde 1976, se dedicava ao magistério. Ingressou na UFAM em 1985, como professor colaborador e, três anos mais tarde, entrou para o quadro efetivo da instituição. 

Fez pós-graduação em Geografia na Universidade de São Paulo (USP), onde iniciou o mestrado em meados de 90, e, em apenas um ano, migrou direto para doutorado, retornando à Ufam quatro anos depois com a tese defendida. 

Construiu sua carreira pensando na Amazônia, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento regional. A tese, “Cidade na selva: urbanização das amazonas”, é um estudo das espacialidades amazônicas, cuja proposta é compreender como as cidades sofreram os impactos da política “desenvolvimentista” para a Amazônia, a partir da implantação do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Essa pesquisa resultou no livro “Cidades na selva” (2000), que não é a tese propriamente dita, mas que tem como base os estudos realizados no doutorado. Em seguida, publicou “Manaus, de 1920-1967: a cidade doce e dura em excesso”, em que analisa as espacialidades da cidade em crise. 

É a capital amazonense, aliás, que foi, desde então, o objeto de estudos do núcleo que foi coordenado por José Aldemir na Ufam. “Este homem, com seu jeito de falar simples e correto, revolucionou o sistema de financiamento à ciência e tecnologia na Amazônia ocidental, em pleno século XXI. Como um visionário, se faz entender com clareza”, disse a publicação Acta Amazônica, sobre José Aldemir, em 2008.

No ano passado havia se mudado para Portugal, mas estava morando em Manaus novamente desde outubro, quando retornou para se tratar de câncer.

Nota de pesar do Estado

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, ocorrido nesta quinta-feira (21/11), em Manaus. José Aldemir estava em tratamento contra um câncer em Portugal, porém retornou para Manaus em outubro deste ano.

A UEA se solidariza com a família e amigos do ex-reitor e lamenta essa perda irreparável, confiando que Deus conforte seus corações e dê forças para transformar toda dor em fé e esperança

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes