Ir para o conteúdo

Especialista diz que Brasil não tem condições de repor os médicos cubanos

O professor de medicina aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Flávio Goulart, atualmente integrante do Observatório da Saúde lamentou a descontinuidade do Programa Mais Médicos, anunciada pelo governo cubano nesta quarta-feira (14/11). “Ele permitiu que pessoas que nunca tiveram contato com médico tivessem acesso à medicina. Esse é o lado humano. Além disso, tem o lado técnico. Onde o programa atuou, há vários índices de melhora na atenção primária à saúde”, afirma.

O Observatório da Saúde, do qual Goulart faz parte, é uma organização sem fins lucrativos, criada em março de 2016, por médicos e profissionais da área de saúde “comprometidos com a garantia dos direitos humanos, bem-estar social e com o resgate á cidadania”. O professor diz que o Brasil não tem condições de repor os médicos cubanos.

“O prejuízo é muito grande. O país não tem como repor esses profissionais rapidamente. As universidades têm formado mais médicos, mas o nosso processo ainda é de formar especialistas e não médicos que possam dar atendimento imediato”, conclui.

Ao todo, 63 milhões de brasileiros passaram a ter atendimento médico com a instalação do Programa Mais Médicos, em 2013, segundo dados do Ministério da Saúde. A cobertura do Mais Médicos na atenção básica é de 72,69% em outubro de 2018.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes