Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Wilson leva proposta à cúpula de Madri

Presente na  reunião da Força Tarefa dos Governadores pelo Clima e Floresta (GDF Task Force), realizada na manhã desta segunda-feira (09.12), em Madri, na Espanha, o governador Wilson Lima defende a inclusão social e melhoria de qualidade de vida da população que vive na Região Amazônica.

Este  posicionamento é consenso entre todos os Estados do Brasil que abrigam florestas em seu território – disse Wilson, na reunião que conta ainda com a participação do México, Peru, Colômbia e Indonésia.

— Há um interesse comum – e disso nós não abrimos mão – de preservar os recursos naturais. É uma necessidade premente que a gente possa montar estratégias claras, para que a gente possa fazer essa proteção das nossas florestas”, ressaltou o governador do Amazonas.

Mourão não vem

O presidente da Assembleia Legislativa, Josué Neto, confirmou o adiamento da  Solenidade de Entrega do Título de Cidadão do Amazonas ao General Antonio Hamilton Martins Mourão, Vice-Presidente da República Federativa do Brasil.

Mourão vem sim receber o título. Mas só  no ano que vem, em data a ser informada pelo Poder Legislativo.

General em Buenos Aires

O fato é que depois de muito “puxa-encolhe”, o presidente Jair Bolsonaro, decidiu mandar Mourão representar o governo brasileiro na cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, marcada para hoje, 10/12, em Buenos Aires.

 Nesse vai não vai

O Planalto chegou a anunciar que não mandaria nenhum representante para a cerimônia.

Depois divulgou que o representante seria o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Sergio Danese. E agora mandou Mourão.

Pau em Fernández

Durante a campanha presidencial na Argentina, Bolsonaro fez muitas críticas a Fernández e defendeu reiteradas vezes a reeleição de Mauricio Macri, que perdeu no primeiro turno.

Nota Premiada

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, lançou nesta segunda-feira, 9/12, a campanha “Nota Premiada Manaus”.

A campanha  dará prêmios em dinheiro aos cidadãos manauaras que exigirem a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) identificada com CPF.

Nota Premiada 2

Arthur explicou que o objetivo da “Nota Premiada” é estimular prática de educação fiscal no município.

Além, claro, de conscientizar a sociedade quanto à importância socioeconômica dos tributos municipais e o direito de exigência do documento fiscal.

Magoou

Após a eleição, o presidente disse que não cumprimentaria Fernández, acrescentando que a população argentina escolheu “mal” o novo presidente.

Diploma cassado

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade/AM), discutiu com Sindicato dos Jornalistas do Amazonas a pauta da audiência pública da próxima quarta-feira (11), na Câmara Federal.

A audiência vai debater a MP905/2009, que extingue o registro profissional de 14 categorias de trabalhadores, entre elas a de jornalista, radialista e publicitário.

Jornalistas, uni-vos!

Participaram da reunião com o deputado  a presidente do Sindicato, Dora Tupinambá e o vice-presidente Norte da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Wilson Reis.

A audiência pública, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), deve reunir jornalistas de todo o Brasil em defesa da profissão.

Bem ao estilo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, se recusou a dar as mãos a representantes da sociedade civil em um minuto de silêncio em memória dos caciques indígenas Firmino Prexede Guajajara e Raimundo Belnício Guajajara, da tribo Guajajara.

Os índios  foram assassinados na manhã deste sábado (7) na estrada BR-226, que corta as aldeias El Betel e Boa Vista, no Maranhão.

Constrangimento

A homenagem foi proposta na manhã desta segunda-feira (9) na COP-25 durante encontro do ministro com representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs).

Entre eles Caetano Scannavino, coordenador do projeto Saúde e Alegria, que teve membros presos acusados colocarem fogo na Amazônia.

Vídeo entregou

No vídeo, Scannavino propõe o minuto de silêncio em memória dos indígenas mortos e pede que não haja mais “derramamento de sangue” na Amazônia.

Todos dão as mãos. Menos Salles, que colocou as suas para trás.

Mirem-se no exemplo

O primeiro drone gigante da América Latina em código aberto (open source) utilizado para dispersão de sementes e reflorestamento de áreas degradadas, que efetivamente funcionou, foi construído em Rondonópolis (a 212km de Cuiabá).

A geringonça foi apresentada durante o Workshop Dronecoria Brasil, realizado com apoio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).

É de madeira

Construído em madeira compensada, com aproximadamente 1,5m de diâmetro e seis motores, o drone pesa 9kg e tem capacidade de carregar mais 10kg em sementes. 

 O equipamento já passou pelos primeiros testes (voos demonstrativos) e voltará a operar em 2020 com objetivo de auxiliar na recuperação de áreas degradadas. 

EM ALTA

A finlandesa Sanna Marin, 34, que será a mais jovem primeira-ministra do mundo, à frente de uma coalizão de governo de centro-esquerda com outros quatro partidos também liderados por mulheres. Marin, atual ministra dos Transportes, deve ser oficializada no posto nesta semana. Ela foi escolhida pelo Partido Social-Democrata após a renúncia da primeira-ministra Antti Rinne.

EM BAIXA

O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil em 2018 teve um crescimento pífio em relação ao ano anterior e o país perdeu uma posição no ranking entre os 189 países e territórios analisados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento). O relatório mundial foi divulgado o/ntem. Em 2018, o IDH brasileiro foi de 0,761, contra 0,760 em 2017 – isto é, apenas 0,001 a mais do que no ano anterior. Estatisticamente, esse crescimento é considerado insignificante. 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes