Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Pode ser chamado de “ato democrático” pedir intervenção militar na frente dos quartéis?

Senador Omar Aziz criticou a nova nota das Forças Armadas sobre os protestos bolsonaristas.

O senador Omar Aziz (PSD), aliado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e adversário do presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou a nova nota oficial das Forças Armadas sobre os protestos bolsonaristas. De acordo com ele, os militares estão sendo coniventes com atos antidemocráticos.

Na nota tem 'atos democráticos'. Aziz questiona se pode ser chamado de “ato democrático” a pessoa pedir intervenção militar na frente dos quartéis. Na sequência, o senador sobe o tom contra as Forças Armadas.

— Fico estarrecido que pessoas inteligentes, preparadas, assinem uma nota dizendo que isso é ato democrático. Isso é balbúrdia. É crime. E aqueles que aceitam isso estão sendo coniventes –, detonou o senador.

Defendam as fronteiras...

Aziz, que vai integrar a equipe de segurança pública na transição do novo governo federal, também afirmou que as Forças Armadas não cumprem o papel de defender as fronteiras do Brasil.

— Qualquer um entra. É preciso dar tarefas domésticas para as Forças Armadas protegerem a população e o território nacional.

...Saiam da política!

O senador também afirmou que não será fácil tirar a política de dentro das Forças Armadas e das polícias.

Postura inadequada

Na opinião do colunista do UOL Josias de Souza, a nota que as Forças Armadas divulgaram na sexta-feira (11)  mostra como os militares precisam ser afastados da política e da chefia do Ministério da Defesa, que antigamente era ocupado por um civil, antes do governo de Michel Temer (MDB).

Essa é a 3ª nota de militares em menos de 48 horas. E em todas o timbre é inadequado.

Militares e os delírios

Josias escreveu que “os militares estão fazendo esforço para se colocarem ao lado do Bolsonaro nos seus delírios”.

— Eles estão dizendo, com outras palavras: 'não vamos fazer nada para terminar com manifestações na frente de quartéis e achamos todas justificáveis. Se não ocorrer violência e interditar estradas, devemos interditar estradas, devemos respeitar, mesmo sendo golpistas'", analisou Josias.

Moraes dá ultimato

Enquanto os camisas amarelas insistem em permanecer em frente ao CMA – e em vários quartéis do país –, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou que as forças policiais desobstruam as vias federais e estaduais que ainda estão interditadas por caminhões em protestos antidemocráticos, iniciados após o resultado das eleições, em 30 de outubro.

Agora é 100 mil por hora

Com a decisão de hoje, Moraes amplia para nível nacional as punições autorizadas em parecer emitido em 31 de outubro, quando solicitou o desbloqueio das rodovias, o que inclui a aplicação de multa no valor de R$ 100 mil por hora aos proprietários desses veículos.

Revolução da picanha

Nesta sexta-feira (11)  circulou nas redes sociais, em Manaus, um carregamento de picanha, alcatra, maminha , patinho e linguiça doado pelo grupo Baratão da Carne aos bolsominions acampados em frente ao CMA.

São carne da melhor qualidade solicitado pelos golpistas e com cortes do próprio dono que também é golpista.

Itacoatiara usada

É falso que os votos no presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma seção eleitoral de Itacoatiara (AM) não foram registrados, como afirma um homem em vídeo que circula nas redes sociais.

As estatísticas públicas divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desmentem a alegação.

Médico fake

O que dizem os posts? Uma publicação do último dia 5 no Instagram tem a seguinte descrição: "URGENTE: Após (sic) os acontecimentos de ontem médico do Amazonas - Itacoatiara afirma que votou em Bolsonaro e na sessão dele diz que não teve 1 voto em Bolsonaro. Compartilhem ao máximo, vamos fazer chegar nas autoridades competentes".

Mentira tem perna curta

Dados públicos divulgados pelo TSE, e analisados pelo UOL Confere, mostram que o presidente Jair Bolsonaro recebeu no primeiro turno 78 votos na seção 103, da zona 3, no município de Itacoatiara (AM).

Já no segundo turno, o atual mandatário registrou 88 votos na seção.

Teve mais que merecia

Em todo o município de Itacoatiara, Bolsonaro recebeu 16.981 votos no primeiro turno, o que representa 31,47% dos votos válidos.

Já na segunda etapa, o presidente registrou 17.807 votos na cidade, 36,03% dos votos válidos.

Efeito Lula

O efeito Lula já começa a mudar a imagem  do Brasil no exterior.

A Alemanha irá liberar verba para o Fundo Amazônia ainda neste ano. Foi o que afirmou o secretário de Estado do Ministério alemão para Cooperação e Desenvolvimento, Jochen Flasbarth, nesta terça-feira (8), em entrevista à CNN durante a COP27.

— Confiamos que o novo governo tomará conta e gastará esse dinheiro da melhor maneira possível”, afirmou. Flasbarth compõe a delegação alemã na Conferência do Clima, em Sharm-el Sheikh, no Egito.

Porteira fechada

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) afirmou à CNN que a PEC da Transição não deve servir como aval a qualquer gasto público.

— Eu, e verbalizo isso como um aliado do governo, não acho que a PEC da Transição tem que abrir uma porteira para todo tipo de gasto público –, afirmou.

Ramos é membro do grupo técnico para Indústria, Comércio, Serviços e Pequenas Empresas da equipe de transição do novo governo federal,

Última entrevista

Em total falta de respeito, alguns seguidores de Bolsonaro fizeram severas críticas à cantora Gal Costa, mesmo depois de sua morte.

Talvez isso se explica pelo fato da artista, que morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos de idade, em suas últimas entrevistas, tenha criticado o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

À Folha de S. Paulo, no ano passado, Gal detonou o chefe de Estado:

— Tá muito difícil com Bolsonaro. Não sou uma pessoa que entende muito de política, mas acho que o regime democrático é o melhor para se conviver com as diferenças.

Mais pra esquerda

Gal disse ainda que o governo teria a  obrigação de cuidar das pessoas e  acabar com a desigualdade social.

Segundo a cantora,  na pandemia, ficou evidente a miséria e a pobreza.

—Todo governo tem obrigação de cuidar dos mais pobres, do bem-estar, e da saúde do povo. O que é isso, é mais pra esquerda, né?.

Bye, bye, papi

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não está no Brasil.

O filho do futuro ex-presidente embarcou nesta quinta-feira (10) para Miami, nos Estados Unidos, segundo relatou uma pessoa que estava no mesmo voo.

Foi o que publicou a jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.

Disfarçado

A mesma fonte informou, ainda, que o parlamentar, durante a viagem, usava boné e olhava para baixo, em uma provável tentativa de não ser reconhecido.

Hello Zambelli

A ida de Eduardo aos Estados Unidos, país onde está sua correligionária, a também deputada federal bolsonarista Carla Zambelli, ocorre apenas 3 dias depois de ele e seu irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), irem à embaixada da Itália em Brasília para tentar fazer avançar um pedido de cidadania italiana.

ÚLTIMA HORA

DE MAIS – Ministro bolsonarista e “terrivelmente evangélico” salva Silas Câmara da condenação por “rachadinha”

O  ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista nesta quinta-feira (10/11) de uma ação penal, cuja pretenção punitiva prescreve em 2 de dezembro, na qual o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), é acusado de se apropriar de salários de assessores, prática conhecida como “rachadinha”. O pedido de vista gerou reação de outros ministros. até o momento há cinco votos para condenar e um voto para absolver. A ação foi apresentada ao Supremo pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo a denúncia, ele teria, com o auxílio de seu ex-secretário parlamentar, desviado, em proveito próprio, parte dos recursos públicos destinados à contratação de sua assessoria parlamentar, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2001.

Na última quinta-feira (3/11), o ministro-relator, Luís Roberto Barroso, votou por condenar o réu a uma pena de 5 anos e 3 meses de reclusão, no regime semiaberto, pelo crime de peculato. Para ele, há elementos suficientes para certificar, acima de qualquer dúvida razoável, que o acusado efetivamente se utilizou de seu mandato eletivo para desviar, em proveito próprio, parcela do dinheiro público que deveria servir para remunerar servidores nomeados em seu gabinete na Câmara dos Deputados.

ORGULHO

Sean Penn doa Oscar: solidariedade ao povo da Ucrânia

O ator e diretor de Hollywood Sean Penn , sancionado pela Rússia por criticar a guerra na Ucrânia, entregou sua estatueta do Oscar ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, durante uma visita a Kiev esta semana. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o ator fala que é um ato simbólico e espera que a estatueta lhe dê forças para enfrentar essa guerra sangrenta e desnecessária. Na legenda da postagem no Instagram, o presidente ucraniano agradeceu: “Sean trouxe sua estatueta do Oscar como símbolo de fé na vitória de nosso país. [Ela] Estará na Ucrânia até o fim da guerra. Obrigado por esse apoio sincero e contribuição significativa para a popularização da Ucrânia no mundo!”, escreveu Zelenskiy. Penn ganhou dois Oscars de melhor ator, por “Sobre Meninos e Lobos”, em 2003, e “Milk: A Voz da Igualdade”, em 2008.

VERGONHA

Falso entregado do Ifood (simulação) aplicou o golpe do aplicativo

O lanche saiu caro: o aplicativo de entrega de comidas iFood e a rede McDonald's foram condenados, pela Justiça de São Paulo, a uma mulher que foi vítima de um golpe ao pedir um lanche pelo aplicativo. Segundo apurou a coluna de Rogério Gentile, na Folha de S.Paulo, a contadora ES comprou, em fevereiro deste ano, um Big Mac, uma batata frita e um suco de uva no iFood, no valor de R$ 76,98, a ser debitado no próprio aplicativo de entrega. Porém, como a vítima contou à polícia, o iFood teria entrado em contato com ela, por telefone, para avisar sobre um problema com o motoboy e que o pedido seria cancelado, mas que outro entregador faria nova entrega – porém, o pagamento deveria ser feito no ato do recebimento do lanche. Era um golpe, e o contadora não desconfiou. O “novo” entregador acabou passando o valor a ser debitado, mas ES conferiu seu extrato mais tarde e notou que o envio não fora de R$ 76,98, mas sim de exorbitantes R$ 4.568,40.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes