Ir para o conteúdo

Dito & Feito – PDT “ despeja” Amazonino

Em seu programa no Youtube, o presidente estadual do PDT, Hissa Abrahão mandou um recado urto e grosso ar Amazonino Mendes (PDT). Advertiu  que se o ex-governador quiser mesmo ser candidato à prefeito de Manaus tem até março do ano que vem para encontrar um novo partido.

“O PDT tem intenção de ter candidato no pleito do ano que vem, mas o Negão não é um nome “aceitável” dentro da sigla”, cutucou Hissa.

Essa briga é velha. Em agosto de 2018, sob a batuta de Hissa,  candidatos do PDT-AM a deputado federal ameaçaram deixar a coligação “Eu voto no Amazonas I”, do então candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT), que acabou perdendo a eleição.

Porta voz do Gavião

O vereador Fred Mota (PL) é uma espécie de porta-voz do Manaus FC na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Toda semana ele fala do clube em seus pronunciamentos na tribuna da casa.

Camisa verde

Essa semana, o parlamentar fez um desafio ao presidente do time e ex-vereador, Luis Mitoso. “Ele deveria doar uma camisa para cada um dos 41 vereadores que apoiam o Gavião do Norte desde o ano passado.”

Alô, Bemol!

Fred Mota também desafio a loja Bemol a estampar no ano que vem sua marca na camisa do Manaus, a exemplo do que faz a loja Havan com o Brusque, adversário do clube amazonense na final da Série D do Campeonato Brasileiro. “Ei, família Benchimol, ajudem o Manaus”, conclamou o vereador.

Galo na cabeça

Rionegrino roxo, o vereador William Abreu (PMN), que já foi dirigente do Galo, disse que não precisava receber a camisa porque já tinha comprado.

Mitchura

Um outro vereador, no entanto, o entregou. “Isso é conversa. Ele não quer porque é Rionegrino doente.”

Racismo em Manaus

A Delegacia Especializada em Ordem e Política Social (Deops) recebeu e investigou, até junho deste ano, 13 denúncias de crime de racismo. As denúncias podem ser feitas em qualquer unidade policial.

Cadeia neles

A Lei 7.716/1989 estabelece punições aos crimes resultantes de preconceito, agressão, intimidação, difamação e exposição de um grupo por conta de sua raça, cor, sexualidade, etnia e religião.

O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, ou seja, a vítima pode fazer a denúncia mesmo anos após ter sofrido a discriminação.

Protagonista

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) defende o protagonismo do Senado na discussão e votação das matérias da  reforma Tributária, que  começará a ser discutida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) já na próxima semana.

“Casa carimbadora”

Os senadores  Rogério Carvalho (PT-SE) e Major Olímpio, que pensam como Braga, também não que o Senado seja a “Casa carimbadora”, pelo bem do país.

Eles criticam o fato de o Senado apenas “carimbar” proposições oriundas da Câmara, citando o exemplo da Medida Provisória da liberdade econômica

Escola completa

Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 111/2019, de autoria de José Ricardo (PT-AM)   determina que os estados, o Distrito Federal e os municípios assegurem a atuação profissional de assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas nas escolas públicas e privadas.

Professor dá aula

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. “Os profissionais da educação são desafiados pelas demandas dos alunos, sendo obrigados a dar respostas para as quais não estão preparados”, observou Zé 13.

Racismo em Manaus

A Delegacia Especializada em Ordem e Política Social (Deops) recebeu e investigou, até junho deste ano,  13 denúncias de crime de racismo. As denúncias podem ser feitas em qualquer unidade policial.

Cadeia neles

A Lei 7.716/1989 estabelece punições aos crimes resultantes de preconceito, agressão, intimidação, difamação e exposição de um grupo por conta de sua raça, cor, sexualidade, etnia e religião.

O crime de racismo é inafiançável e imprescritível, ou seja, a vítima pode fazer a denúncia mesmo anos após ter sofrido a discriminação.

Reconhecimento

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, na manhã desta quarta-feira (14), a concessão da Medalha Ruy Araújo ao deputado federal Marcos Pereira (PRB).

Justificativa

A comenda, uma iniciativa do deputado estadual João Luiz (PRB), é considerada a mais alta honraria do Poder Legislativo Estadual.  

“A economia do Estado foi priorizada enquanto ele esteve à frente do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços”, justificou  João Luiz.

Tem que doer no bolso

Mais uma vez vereadores cobraram o presidente da CMM, Joelson Silva (PSDB), pela falta de quórum nas sessões plenárias. Cláudio Proença foi mais enfático e cobrou punições: “Tem que ser descontado do salário essas ausências!”

Impeachment de Toffoli

O Movimento Muda Senado, Muda Brasil  foi lançado nessa terça-feira (13) durante um ato de apoio ao pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli.

Muda Senado

O movimento já conta com 21 senadores, representando, portanto, um quarto do Senado Federal. E entre os novos integrantes está o líder do PSL na Casa, Major Olímpio (SP).

Plínio no bolo

O senador amazonense, Plínio Valério (PSDB) integra o movimento, juntamente com os colegas Randolfe Rodrigues,Major Olímpo,  Jorge Kajuru, Leila Barros e Ávaro Dias.

“O Muda Senado não é uma ação pró ou contra governo, é pró Brasil”, explica o Major Olímpio.

Microcelular

Hoje os celulares estão cada vez maiores, com telas touch e recursos avançados. Mas outro celular bem menor e bem mais simples, aparece no cenário: o minicelular ou microcelular.

Chaveirinho

De fabricação chinesa, eles até parecem um brinquedo. Esses aparelhos têm, em média, 6 centímetros de comprimento e, mesmo parecendo um chaveiro de tão pequenos, conseguem fazer ligações.

Descartáveis

Com um material bem frágil, esses dispositivos são considerados quase descartáveis. Obviamente, esse tipo de aparelho não é homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel.

Gleisi livre

O desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) João Pedro Gebran Neto cassou uma decisão que proibia Gleisi Hoffmann de atuar como advogada de Lula.

Passe livre

 Com isso, a presidente do PT e deputada federal não terá mais restrições para seus encontros com o ex-presidente, hoje limitados às quintas-feiras, dia que ele pode receber visitas que não integram seu corpo de advogados. Gleisi já se encontrará com Lula nesta sexta-feira (16), como sua defensora.

APLAUSOS

O gesto de compaixão do ator Richard Gere. Ele levou água e comida a 121 imigrantes que estavam encalhados no Mar Mediterrâneo. Eram tripulantes de uma embarcação da ONG Open Arms que ficaram oito dias esperando por autorização para atracar em algum porto na Europa. A visita de Gere foi na última sexta-feira. Em um vídeo postado na internet, o astro de Hollywood pediu ajuda às autoridades internacionais para abrigar os imigrantes.

EM BAIXA

O  Brasil tivesse o maior número de mortes já registrado em um ano em qualquer país. Foram 57 assassinatos a indígenas, ambientalistas e ativistas. A grande maioria das vítimas lutava pela proteção e conservação da Amazônia. No ano passado, machetes e rifles foram usados para agredir índios da etnia Gamela na tentativa de tomar o controle de suas terras, deixando 22 deles gravemente feridos, alguns com as mãos decepadas. Meses depois, ninguém havia sido indiciado pelo crime.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes