Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Pajelança deu certo!

Até que enfim, os indígenas ganharam uma

Charge de Mário Adolfo 

Acostumados a só perder desde a chegada de Pedro Álvares Cabral e suas caravelas, nos indígenas ganharam uma! Já não era sem tempo.  O Supremo Tribunal Federal (STF)  invalidou a tese do “Marco Temporal”. A proposta defendida pelo setor agroindustrial diz que os povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam no dia da aprovação da Constituição brasileira, em 1988. Quer dizer, quem já esta  aqui desde a chegada do português, convivendo na paz entre papagaios, araras, palmeiras e praias paradisíacas, não teria mais direita sobre o chão que nasceram, viveram e enterraram seus ancestrais. Mas ainda bem que nove ministros entendera que eles, sim, eram os legítimos donos das terras e votaram contra,  assegurando esse direito. Por votos contra e 2 a favor, os indígenas vão poder desocupar suas terras de  invasores, garimpeiros e empresários sem escrúpulos, fortalecidos pelo governo passado.

Foi um um julgamento histórico que começou em agosto de 2021 e foi suspenso várias vezes. Para alcançar essa vitória, os povos da florestas, ambientalistas, imprensa,  ONGs e parlamentares envolvidos com a causa indígena mobilizaram o país inteiro. O triunfo só foi possível graças a essa resistência histórica do movimento indígena. E de uma tomada de consciência do lado bom da sociedade brasileira. A decisão é vista como uma vitória pelo movimento indígena. No entanto, cautela,  ainda há possibilidade de o Congresso legislar sobre o tema.

Jurassic Park

A inauguração do teatro do ICBEU, na noite desta quinta-feira (21) reuniu o que se pode chamar de o “jurassic park”, gente que trabalhou, produziu e viveu o glamour das décadas de 1970-1980-1990 e fez história numa cidade mais humana e acolheidoura.

*

— Aqui está presente a  Manaus boa de se viver. Hoje acredito que a cidade perdeu um pouco daquele charme das décadas passadas –, comentou Rômulo de Paula Nunes, ex-presidente da Empresa Amazonense de Turismo (Emamtur) nos anos 70-80.

Jurassic Park 2

Em determinado momento era possível observar nas rodas de conversas do Teatro ICBEU nomes como Jaime Benchimol, Ralph Assayag, Antônio Silva, Hermengarda Junqueira, Osório Fonseca, Jorge Vasques, empresário Rômulo, Ely Paixão, Oswaldo Lopes, Norma Araújo, Pedrinho Aguiar, Sérgio Cardoso, Cláudio Barbosa e outros.

Prefeito presente

Quem não faz parte dessa geração mas que circulou na inauguração do teatro ICBEU foi o prefeito David Almeida, que circulou com desenvoltura e foi bastante festejado pelos presentes.

Destaque no Congresso

O Amazonas foi destaque no Prêmio Congresso em Foco.

O senador Omar Aziz (PSD) e o deputado federal Amon estrão entre os cinco mais bem avaliados em cada uma das regiões do país.

*

Entre os cinco senadores da Região Norte, Omar Aziz (PSD) aparece na terceira posição com 3.929 mil votos.

Fim melancólico

O procurador-geral da República, Augusto Aras, encerra seu mandato na Procuradoria Geral da República (PGR ) de forma melancólica.

Em sua  última sessão no STF, Aras choramingou dizendo que  foi cercado de “incompreensões e falsas narrativas” com base em acusações de que o trabalho no Ministério Público estaria aliado a projetos partidários.

— Nossa missão não é caminhar pela direita ou pela esquerda, mas garantir, dentro da ordem jurídica, que se realize justiça, liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana.

Omisso, isso sim!

Integrantes da sociedade civil e até mesmo políticos aliados ao atual governo fizeram críticas nos últimos anos sobre a conduta de Aras desde que foi indicado à PGR pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em setembro de 2019, e posteriormente reconduzido ao cargo em 2021.

*

A interpretação de que o PGR foi omisso em investigar possíveis crimes do governo Bolsonaro durante a pandemia se intensificou depois dos atos extremistas do 8 de Janeiro e da missão federal que declarou emergência pública na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.

Engavetador da República

A verdade é Augusto Aras foi “capacho” de Jair Bolsonaro e fez de tudo para não desagradar o ex-presidente.

Tanto fez que chegou a ser apelidado de “engavetador pra chamar de seu”.

*

Desde que tomou posse, Aras foi contra 74 pedidos de investigação contra Bolsonaro e a favor de apenas 1, mostra levantamento.

Manaus pode sediar Copa

O Amazonas poderá ser  subsede da proposta de candidatura do Brasil para sediar a próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol, em 2027.

O  convite foi feito ao governador Wilson Lima, nesta sexta-feira (22) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Lima recebeu da CBF um documento com as “garantias governamentais” exigidas pela Fifa

Olhos do mundo

Wilson Lima destacou o potencial do Brasil, especialmente do Amazonas, para receber o evento.

Segundo ele, o mundo tem voltado os olhares para a região amazônica e isso reforça a importância de Manaus e o Amazonas fazerem parte da candidatura do Brasil.

*

— O Amazonas foi a escolhido para entrar nessa disputa, levando em consideração a representatividade que tem a Amazônia, o olhar que está voltado do Brasil e também do mundo para essa questão da sustentabilidade –, festejou o governador.

Alerta vermelho

O aumento da intensidade da onda de calor que atinge o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aumentar o nível do alerta para “grande perigo” e incluir mais estados.

*

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana.

Alerta vermelho 2

O Alerta vermelho do Inmet é válido até as 18h de domingo.

Ele abrange nove estados: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

*

Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo) para sete estados: Tocantins, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Droga zumbi

Um vídeo que viralizou nas redes sociais recentemente mostra os efeitos da intitulada “droga zumbi” em ruas da cidade de Filadélfia, nos EUA.

*

Nas imagens, é possível ver pessoas em situação calamitosa após utilizarem as substâncias conhecidas como o fentanil e a xilazina.

Mistura fatal

Os traficantes têm combinado as duas substâncias entre si e com outras drogas letais como a metanfetamina.

A xilazina, por exemplo, é uma substância utilizada para sedar animais, já o fentanil, é um fármaco utilizado para o tratamento de dores intensas.

109.680 mortes

A  droga Zumbi  é considerado 50 vezes mais poderoso que a heroína e foi responsável por dois terços das 109.680 mortes que ocorreram nos EUA em decorrência de overdose, em 2022.

Na ocasião, o país bateu o recorde de óbitos anuais por overdose.

ÚLTIMA HORA

E AGORA BOLSONARO? – Mauro Cid revela em delação que ex-presidente se reuniu com a cúpula do Exército para discutir golpe

Bolsonaro bem que tentou envolver os militares na tentativa de golpe. Alguns até toparam

O tenente-coronel Mauro Cid disse à Polícia Federal que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniu com a cúpula do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para discutir detalhes de um plano de golpe para não deixar o poder. O encontro teria ocorrido quando Bolsonaro ainda estava na presidência, após as eleições do ano passado. Esse depoimento sobre plano golpista e minuta do golpe é um dos pontos analisados na delação premiada fechada por Mauro Cid com a Polícia Federal.

Segundo fontes com acesso à investigação, Cid detalhou duas situações. Em uma delas, cita que Bolsonaro recebeu em mãos uma minuta golpista. Em outro momento, o ex-ajudante de ordens detalha a reunião com a cúpula militar. No encontro, as Forças Armadas teriam sido consultadas sobre a possibilidade de uma intervenção militar.

*

A resposta da cúpula da Marinha, ainda segundo Mauro Cid, teria sido que as tropas estavam prontas para agir, apenas aguardando uma ordem dele. O brigadeiro Carlos Batista, da Aeronáutica, ficou calado, e quem enfrentou o presidente foi o comandante do Exército, general Freire Gomes. Ele não apenas disse a Bolsonaro que o Exército não compactuava com um golpe como afirmou à queima-roupa: “Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”.

ORGULHO

Ary Fontoura na esteira só de cueca: "sou um vovô tesouro cheio de muito amor"

Ary Fontoura não para de surpreender seus fãs. Aos 90 anos, o ator postou um vídeo engraçado, de sunga amarela caminhando na esteira par fugir desse calorão que toma conta do Brasil. Ele diz que tem que se exercitar para poder suportar o calor e comer um “churrasquinho”. Com mais de 5 milhões de seguidores, o ator virou inspiração nas redes. Cada vídeo dele é mais original do que o outro. Ary mostra sua rotina e vitalidade e um jeito alegre de ver a vida, algumas vezes dançando como um garoto.

— Sou  um vovô tesouro, vivo, cheio de sabedoria e muito amor. A idade não define a capacidade de sonhar, aprender e se reinventar –, diz o bem humorado artista.

VERGONHA

Aécio Pereira é o perfil do bolsonarista violento e extremista

A extensa ficha criminal de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro apoiador de Jair Bolsonaro (PL) condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, mostra bem qual é o perfil dessas pessoas que, até hoje,  ainda insistem em espernear e não querer aceitar o resultado da eleição de 2022.  Aécio foi  síndico por 8 anos do condomínio onde mora em Diadema, no ABC Paulista, e tem ao menos 10 boletins de ocorrências, que vão desde injúria e calúnia até casos de homofobia, intolerância religiosa e furto. A ocorrência de furto aconteceu quando o bolsonarista arrancou o aparelho telefônico da mãos de uma moradora, em 2018, e não devolveu mais. Já um outro morador, identificado como Vando Estrela, relata uma rotina de ataques homofóbicos. Ele e Aécio chegaram a ser amigos, mas o bolsonarista rompeu a relação após descobrir que o vizinho era de esquerda.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes