Ir para o conteúdo

Dito & Feito – O Manifesto das Cidades Amazônicas

No Dia da Amazônia (5 de setembro) Manaus é sede do 1º Fórum de Cidades Amazônicas.

Promovido pela Prefeitura de Manaus, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e ICLEI América do Sul, o Fórum trouxe a Manaus  prefeitos e secretários municipais de cidades dos nove Estados da Amazônia Legal, além de representantes de instituições nacionais e internacionais. Os debates resultarão na redação do  “Manifesto das Cidades Amazônicas”, antecipando as medidas para a preservação da Amazônia e para o desenvolvimento sustentável que também nortearão a 25ª Conferência Mundial do Clima, a COP 25, em Santiago do Chile, em dezembro deste ano.

Floresta em pé

Para o prefeito Artur Virgílio – que fez palestra sobre “Desenvolvimento nas Cidades Amazônicas” –, o mundo sabe a importância de se manter a Amazônia em pé e os malefícios que uma exploração não sustentável pode trazer.

— Manaus vem para mostrar como é possível uma metrópole existir dentro da maior floresta tropical do mundo e, ainda assim, mantendo a floresta em pé –, disse ele.

Preservação e soberania

Bem a propósito, no Dia Internacional da Amazônia, o deputado federal Marcelo Ramos (PR-AM) faz uma advertência:

—  É  hora de lembrar o que nos une. Conjugar soberania nacional e conservação das florestas e de seus povos, numa ação firme de governança que promova o desenvolvimento sustentável da região.

Fogo cerrado

Durante o feriado, a  força-tarefa estadual para combate às queimadas e desmatamento ilegal intensificou as ações no sul do Amazonas.

A ação ocorre de maneira integrada entre Governo do Estado e Exército Brasileiro, no âmbito das operações Curuquetê e Verde Brasil.

Olho nos incendiários

De acordo com o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, o fortalecimento das atividades de fiscalização e combate na Semana da Pátria é uma das ações prioritárias para a força-tarefa.

— É algo já conhecido no sul do Amazonas esta prática de aumentar as queimadas no feriado, já que os órgãos ambientais costumavam cessar as atividades neste período –, observou.

Candidato zero

Para que ainda não entendeu direito, e ainda sonha que tem  apoio do Jair Bolsonaro para as eleições municipais de 2020, aqui vai a frase do presidente colocando uma á de cal no assunto.

— Não tem candidato. Zero!

Candidato Pinóquio

O presidente não aceita nem conversar sobre o assunto. E até se irrita:

— Essa precipitação nos atrapalha. Quem se lançou candidato a prefeito e diz que tem o meu apoio, está mentindo –, disparou,

Quem manda é o PSL

No entanto, o capitão disse que ainda está bem resolvido com o atual partido, o PSL.

Aquele que  o partido escolher,  será o candidato dele,

Falha nossa

Carol Portaluppi, filha do técnico Renato Gaúcho, usou o Instagram para sortear dois ingressos para a final da Copa do Brasil.

O problema é que ela fez isso antes de o Grêmio confirmar sua vaga para a decisão.

E agora, Portaluppi?

Como se sabe, o  time gaúcho O time de Renato Portaluppi fez partida sofrível, perdeu por 2 a 0 no tempo normal e acabou derrotado pelo Athletico-PR nos pênaltis na noite desta quarta-feira (4).

Agora, restam ao Tricolor as disputas da semifinal da Libertadores, contra o Flamengo, e do Brasileirão.

Férias prolongadas

Tem muito brasileiro agoniado ara retornar ao Brasill, é verdade.

Mas também tem neguinho que está adorando fica  “preso” mais um pouquinho por conta do furacão Dorian.

Furacão chegando

Devido à chegada do Furacão Dorian a à Flórida, muitos voos de volta foram foram canelados.

A Gol é uma que cancelou uma série de voos com origem ou destino às cidades de Miami e Orlando.

APLAUSOS

Desde 2016, as ações de arborização na cidade de Manaus conseguiram plantar 34,7 mil mudas de árvores – um recorde para o país – que estão em crescimento, distribuídas em 114 logradouros públicos.

VAIAS

Estão suspensas na Polícia Civil do Rio, pelo menos, 140 investigações envolvendo o crime de lavagem de dinheiro. O motivo é a decisão do ministro e presidente do (STF, Dias Toffoli, que interrompeu – temporariamente – inquéritos . Um dos inquéritos que atualmente estão parados no Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro da polícia é o das movimentações suspeitas de Ronnie Lessa, policial militar reformado acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista, Anderson Gomes.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes