Ir para o conteúdo

O projeto que reduz a alíquota de ICMS sobre o combustível de aviação para, no máximo, 12%, só passa na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) se forem criados novos voos no Amazonas. A garantia é do senador Eduardo Braga (PMDB), que quer que sejam criadas os seguintes trajetos: seis interligando Manaus ao interior (Coari, Maués e Parintins), seis viabilizando o transporte de passageiros entre municípios do estado (Coari-Tefé/Lábrea-Tefé /Maués – Parintins). Estão previstos voos a mais, ainda, de Manaus para Porto Velho (RO), Rio Branco (AC) e Santarém (PA) e os trechos Boa Vista – Manaus, Fortaleza – Manaus e Lábrea – Porto Velho (RO).

Tanque caro

Hoje, a alíquota sobre o combustível é a que mais influencia o cálculo dos custos operacionais das companhias aéreas. Atualmente, ela varia de 12% a 25%, dependendo do estado onde ocorre o abastecimento.

 

Filha adotiva

Em discurso no Plenário, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) homenageou Manaus, que completou 348 de fundação, na terça-feira (24).

— Sou uma filha adotada da cidade de Manaus. A cidade, assim como sua gente, me acolheu como uma verdadeira filha – reconheceu a parlamentar comunista.

Morena bela

Vanessa descreveu as belezas da cidade, como o Teatro Amazonas, e ressaltou a importância econômica e ambiental da Zona Franca, que torna o estado do Amazonas um dos mais preservados do Brasil.

— Esse é um dos motivos que leva o Manaus a deter o sexto maior PIB do Brasil, disse a senadora.

Nem só de rosas

Mas nem só de flores vive Manaus. Grazziotin aprontou problemas enfrentados pelos manauaras, como a violência, a falta de transporte público de qualidade e de sistemas de saneamento básico.

Violência

A senadora citou dados da Universidade Estadual do Amazonas, nos quais o número de homicídios em Manaus cresceu 157% de 2001 a 2015.

Preconceito contamina

Do ministro Edson Fachin, do STF, sobre a norma do Ministério da Saúde, que  inviabiliza a doação de sangue por homossexuais, para reduzir o risco de contaminação por HIV em transfusões:

— Orientação sexual não contamina ninguém. O preconceito, sim.

Viu e conferiu

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), aproveitou o feriado e foi conferir o que deixou para Presidente Figueiredo, na sua gestão de governador em exercício.

Rumo certo

O deputado vistoriou os  sete quilômetros do ramal da comunidade Rumo Certo, trecho foi recuperado em julho, quando estava à frente do Estado.

— A medida beneficiou  três mil pessoas e  melhorou o escoamento da produção agrícola – comentou.

Eu que fiz

Em quase de cinco meses no Governo, David conseguiu entregar 400 km de ramais asfaltados e recuperou mais de 300 quilômetros de vicinais.

EM ALTA

Para Caetano Veloso, que foi homenageado por Madonna no Hotel Fasano (RJ), na noite de segunda-feira, 23, durante a festa pré-casamento da modelo Michelle Alves e do empresário Guy Oseary. A rainha do pop,  se ajoelhou para cumprimentar o compositor e ainda fez uma declaração: “Eu te amo”.

EM BAIXA

Ao ator Alexandre Frota, condenado pela  9ª Vara Cível de Brasília a pagar uma indenização de R$ 10 mil ao deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) por danos morais. Frota incitou a violência e propagou um discurso de ódio, de difamação e de injúria.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes