Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Manaus resgata identidade com revitalização do Centro

Quatro grandes obras que resgatam o patrimônio histórico da cidade estão em execução pela Prefeitura de Manaus em homenagem aos 350 anos da cidade, comemorados no dia 24 de outubro. Além de uma programação cultural especial, o prefeito Arthur Virgílio Neto organizou um ousado pacote de projetos para melhorar áreas essenciais do município, como saúde, educação, infraestrutura e a revitalização do centro histórico.

As obras

As obras de restauro da Biblioteca Municipal João Bosco Evangelista, Pavilhão Universal, antiga Câmara Municipal e hotel Cassina integram o programa “Manaus Histórica”, realizado com recursos da administração municipal. Os serviços de construções, reformas e restauros foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devidamente licitados e são coordenados pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Queimadas fakes

O senador Plínio Valério (PSDB) mais uma vez criticou imagens feitas por uma produtora no interior do Estado, que, de acordo com ele, são falsas. O tucano acusou a produtora de colocar fogo na floresta para as imagens serem usadas no Rock in Rio.

Sem chance

Mas a produtora, há um mês, quando Plínio já havia tocado neste mesmo assunto, havia dito que não tem nada a ver com o Rock in Rio e muito menos queimou a floresta. Para a produção, Plínio espalha “fake news”.

O que abunda…

Olha só, o senador Plínio Valério pode estar certo quanto ao uso de imagens falsas sobre um incêndio na floresta. Até aí, tudo bem. Mas, não pode condenar a intenção de um evento universal como o Rock in Rio de divulgar a tragédia da floresta Amazônica.

… não prejudica!

Assim como não pode detonar o papel de artistas como Madonna, Leonardo DiCaprio, Anitta, Bioncê , Gisele Bündchen de fazer coro em defesa da Amazônia. O gesto é positivo.Quantos mais vozes em defesa da Amazônia, melhor!

Perguntar não ofende

Plínio, que se elegeu com a bandeira de “caboclo sonhador”, também não pode cobrar que os astros do rock doem seu cachês em defesa da floresta.Afinal, algum senador da Amazônia abre mão de seu gordo salário em defesa de um Fundo de preservação da floresta?

Produção do festival nega

A organização do Rock in Rio afirmou em comunicado enviado que não tem nenhuma relação com a produtora. “A organização do Rock in Rio desconhece o conteúdo que está circulando na mídia e nas redes sociais que traz um vídeo que simula um incêndio na Amazônia. Reitera também que não tem qualquer envolvimento com esta produção”, diz a nota.

Dom Castriani é ouro

Merecida por demais a entrega da medalha Ruy Araújo ao arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Pastor da Amazônia

Como disse a  deputada Therezinha Ruiz, Dom Castriani é um líder religioso, na proteção ambiental da região e na sua rica vivência levando   o Evangelho às comunidades interioranas.

— Especialmente do Solimões, durante os 14 anos em se dedicou como bispo, à Prelazia de Tefé – destacou.

Maravilhas de Deus

Aos 65 anos, com a saúde debilitada, Dom Sérgio recebeu a maior honraria do Poder Legislativo Estadual.

— Aprendi a admirar o povo ribeirinho e os indígenas que habitam o nosso Estado, ao contemplar as maravilhas de Deus na natureza e na história –, exalta Dom Sérgio em seu discurso de agradecimento, lido por Dom Edmilson.

Doe brinquedos

A campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos”, promovida pelo Governo do Estado através do  Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), merece uma resposta mais positiva da sociedade amazonense.

Corrida dos Curumins

A campanha para fazer uma criança feliz neste Natal terá o ponto alto no próximo sábado, durante a Maratona Kids, que acontecerá a partir das 16h, na pista de atletismo da Vila Olímpica de Manaus.

Ainda tem tempo

Os organizadores pretendem arrecadar 4 mil brinquedos para serem doados durante a Corrida dos Curumins, em Manacapuru, no Dia das Crianças (12/10).

Quem não conseguiu doar o brinquedo até terça-feira último dia da campanha, poderá fazê-lo no dia da Maratona Kids.

Imenso Portugal

A história registra que um dia Portugal invadiu o Brasil.

Mas agora é o Brasil que está invadindo Portugal. Estrangeiros – entre eles milhares de brasileiros –, compraram 19.912 casas em Portugal em 2019, mais 188% face ao valor registado em 2012.

Nova Pátria

Em comparação ao mesmo período do ano passado,  as vendas a não residentes subiram 14,5%, segundo os dados fornecidos pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Derrame de Euros

No total, os estrangeiros gastaram um total de 3,4 milhões de euros a comprar casas em Portugal em 2018.

Na totalidade, a aquisição de casas em Portugal atingiu os 26,14 milhões de euros em 2018.

Ninguém toma

O deputado Bosco Saraiva (SDD) apresentou um projeto na Câmara Federal que garante a posse do imóvel a pessoas que já pagaram 75% dos bens financiados. 

— Muitas pessoas quando atrasam uma determinada prestação, têm receio de perder seu carro, apartamento ou casa, pois estão sujeitas à tomada do bem pelo banco – alertou Bosco. 

Justo e necessário

O projeto de Saraiva é justo e necessário.

Sua  ideia é que o trabalhador não perca o seu bem para o financiador – disse o deputado Saraiva. Afinal, quem sempre perde é o mais fraco,

Sem PPB…

O deputado federal Marcelo Ramos (PL) divulgou a aprovação do projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de PPB.

O , Processo Produtivo Básico, de aprovação lenta é difícil, para indústrias que beneficiem produtos com preponderância de matéria prima amazônica.

… Dá pra fazer!

— Não há sentido em cobrar PPB porque, nesses casos, a agregação de valor dos produtos regionais já é garantida – defendeu Ramos.

APLAUSOS

Milena Struck, a menina de Brasília com agenesia de antebraço esquerdo – ausência de parte do antebraço e mão esquerda – que venceu o Miss Brasil Infanto-Juvenil acaba de vencer o Miss Universo Infantil 2019.  O concurso foi no último fim de semana em Arequipa, no Peru. Milena, de 10 anos, disputou com 17 candidatas e venceu na categoria infantil – de 10 e 11 anos. Um dos trajes típicos que usou foi de Carmem Miranda.

VAIAS

Aposentados com mais de 60 anos que são obrigados  a realizar a Prova de Vida para receber seu benefício do INSS 2019 estão lotando os bancos e passando por uma privação que não têm mais idade para passar. Doi na alma ver velhinhos, cadeirantes e até  pessoas visivelmente dentes na longa espera, às vezes até sem  café da manhã. A Medida Provisória (MP) nº 871, aprovada por Jair Bolsonaro determinou que Aposentados e Pensionistas INSS com mais de 60 anos de idade deveriam agendar data para a fé de vida anual.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes