Ir para o conteúdo

Durante toda a sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ontem (220), a pauta dos debates foi a fala do ministro da fazenda, Paulo Guedes, sobre a Zona Franca de Manaus durante entrevista à Globo News na última quarta-feira (17).

Foi pau puro!  Guedes até parecia o “ judas” sendo malhado no sábado de Aleluia.

De um por um, os vereadores presentes no plenário repudiaram a clara ideia do ministro de sepultar o modelo de desenvolvimento econômico da região amazônica.

Moção de repúdio

Foi aprovada, inclusive, uma moção de repúdio, declaração do ministro de que “o Brasil não pode pagar pela Zona Franca de Manaus”.

A moção foi, de início, apresentada individualmente pelo vereador Elias Emanuel (PSDB). No entanto, os demais vereadores decidiram apresentar em conjunto, em nome da Casa.

Cabeça na bandeja

O vereador Cláudio Proença (PR) foi além.

Depois de assinar a moção de repúdio, pediu a cabeça de Guedes ao presidente Jair Bolsonaro.

“Esse ministro deveria ser exonerado porque foi covarde!”

Espanta empresário

Em seguida, Proença questionou  qual empresário que esteja pensando em montar uma indústria no Amazonas vai continuar com essa ideia depois da declaração infeliz de Guedes?

Haja algema

A Polícia Civil do Amazonas prendeu 286 infratores durante o cumprimento de mandados de prisão pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP).

Os dados se referem ao período de janeiro a março deste ano.

Haja algema 2

Do total de prisões, 246 foram em decorrência de processos por crimes como roubo, homicídio, latrocínio, estelionato e tráfico de drogas, e 40 por falta de pagamento de pensão alimentícia.

Saudade dos cubanos

Só agora o Brasil começa a perceber a falta que os médicos os cubanos fazem.

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) já admite que a  retirada dos profissionais cubanos do programa Mais Médicos provocou uma  desassistência da população atendida por eles, que eram  mais da metade dos profissionais participantes do programa.

Era feliz e não sabia

Ao todo, 63 milhões de brasileiros passaram a ter atendimento médico com a instalação do Programa Mais Médicos, em 2013, segundo dados do Ministério da Saúde.

 A cobertura do Mais Médicos na atenção básica era de 72,69% era outubro de 2018. 

Ninguém quer ir

Na sessão de ontem da Aleam, a  presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputada Mayara Pinheiro Reis (PP), admitiu que  “é muito difícil levar profissionais especializados aos municípios”.

Ela propôs a criação da carreira de médico de estado, direcionada primeiramente ao interior. 


Mudar a realidade

Mayara, que é médica, disse que os números mostram isso porque o índice de médicos no interior é seis vezes menor em comparação a média nacional.

“Uma realidade que precisa ser mudada, por isso esse projeto pode buscar suprir as carências de cada cidade”, explicou Dra. Mayara.

Privatização da Petrobras

Em comunicado enviado ao mercado., a  Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta segunda-feira (22) que estuda uma venda secundária de ações da BR Distribuidora (BRDT3) com o objetivo de reduzir a sua participação.

Estatal fica com 50%

Em nota, a estatal declarou que iniciou estudos para a venda adicional de participação, com o objetivo de avaliar as diversas alternativas existentes.

Inclusive a opção de realizar uma oferta pública secundária de ações (follow on), o que abrange a avaliação da possibilidade da Petrobras deter participação inferior a 50% comparada com sua participação atual de 71%.

Dia de índio

O dia do índio, 19 de abril,  foi de apreensão para os filhos de Tupã.

O motivo foras as últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro.

Na  sexta-feira ele que o país poderia abrir uma vasta reserva na floresta amazônica para a mineração.

Uma  medida que seu antecessor (Michel temer)  tentou antes de retroceder devido a protestos internacionais de ambientalistas.

Olho gordo

A Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca) ocupa cerca de 46 100 km 2 , uma área ligeiramente maior que a da Dinamarca , que é considerada rica em ouro , cobre , minério de ferro e outros minerais.

“Vamos falar sobre Renca. Renca é nossa!”,  disse Bolsonaro em um evento televisionado no estado do Amapá, que abriga parte da reserva.

EM ALTA

Ao completar 109 anos Annie Wilson revelou um dos segredos de longevidade: ela contou que toma uma taça de vinho toda sexta-feira. O gole semanal é uma espécie de ritual para Annie, que dá risada quando dizem pra ela, que deve seguir uma rígida rotina de saúde para ficar bem. Annie, que passou toda a sua vida na Carolina do Norte, EUA, disse que não existe outra fórmula secreta pra se viver mais tempo.

EM BAIXA

A multinacional de comércio eletrônico dos Estados Unidos, Amazon, iniciou em 2012 o processo para ter o direito exclusivo de explorar, na rede mundial de computadores, o domínio “.amazon”. O processo de registro está em andamento e, caso a empresa norte-americana logre sucesso, qualquer pessoa que viva ou empresa que funcione na região só poderá usar o domínio caso esteja dentro do domínio da empresa Amazon.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes