Ir para o conteúdo

Dito & Feito: ENSAIO PARA O GOLPE – Bolsonaro convoca 7 de setembro “pela última vez”

O presidente quer usar milhões de pessoas para afirmar que esta mobilização prova que o povo está do seu lado para fazer valer a sua vontade sobre a Justiça

O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou a convenção de seu partido, no último domingo (24/7), para convocar os apoiadores a irem às ruas “pela última vez” em 7 de Setembro.

E a militância já está respondendo e organizando caravanas para Brasília no feriado da Independência.  Nas redes sociais, como Twitter e Facebok, e em aplicativos de envio de mensagens, como WhatsApp e Telegram, grupos estão sendo formados com esse objetivo. Porém, parte das postagens traz ameaças aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos por intervenção militar. De acordo com alguns observadores políticos,  os atos convocados por Jair Bolsonaro para o 7 de Setembro, a exemplo de 2021,  são um ensaio para um golpe de Estado. O presidente quer usar milhões de pessoas para  afirmar que esta mobilização prova que o povo está do seu lado para fazer valer a sua vontade sobre a Justiça, o Congresso e quem mais se se puser no caminho.

Os atos, que vão ocorrer apenas um mês antes das eleições, devem ser marcados por pautas antidemocráticas.

“Juro dar minha vida”

No discurso, Bolsonaro apelou ainda para que o público repetisse que daria a vida pela liberdade.

— Nós militares juramos dar a vida pela pátria. Todos vocês aqui juraram dar a vida pela sua liberdade. Repitam: 'Eu juro dar minha vida pela minha liberdade!

Discurso de ódio

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou em perfis nas redes sociais nesta segunda-feira, 25, uma campanha contra o discurso de ódio. O vídeo reúne frases com ameaças e diz que "discurso de ódio não é liberdade de opinião" e que a "liberdade de expressão não é liberdade para cometer crimes".

Bravata?

Na visão da colunista Vera Magalhães, a reação que o STF manifestou não está sendo suficiente: “ministros dizem que é bravata; mas, quando chegar a hora e a coisa for realmente feia, vão ficar escandalizados”.

Mussolini tropical

No ano passado, o ex-capitão – que adora brincar com tanques de guerra –, foi criticado pela imprensa por 2 tentar fazer do 7 de Setembro a “versão tropical da marcha sobre Roma de Benito Mussolini em 1922, reciclado com o autogolpe de 1992 de Alberto Fujimori sob o pretexto de que Legislativo e Judiciário não o deixam governar”.

Dá-lhe, democracia!

A "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito", que será lançada em um encontro na faculdade no dia 11 de agosto, já tem quase 3 mil assinaturas.

Constelação

Personalidades como Chico Buarque de Hollanda, o cantor Arnaldo Antunes, o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung e o ex-presidente do banco Credit Suisse no Brasil José Olympio Pereira também estão entre os signatários.

Poso pesado

Os banqueiros Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, co-presidentes do conselho de administração do Itaú Unibanco, e Candido Bracher, ex-presidente da instituição financeira aderiram ao manifesto.

Fabio Barbosa, CEO da Natura, também assinou o documento.

Abelhas e tucanos

Será no próximo sábado (30), a  convenção da federação Cidadania– PSDB, que oficializa a dobradinha Amazonino Mendes para o governo Estado e Arthur Virgílio ao senado.

A convenção está confirmada, a partir das 09h, na quadra do G.R.E.S Sem Compromisso, localizada zona norte de Manaus.

“Padrinho”

E por falar em Mazoca, o tetra-governador está empenhado em eleger o parintinense Israel Paulain, pré-candidato a deputado federal pelo Cidadania.

Nesta terça-feira, circulou nas redes sociais foto do pré-candidato ao governo ao lado do apresentador do boi bumbá Garantido.

Amazonino: todo "coração" no lançamento de Israel a deputado federal

Confiando na galera

Israel veio diretamente da ilha para encontrar o “padrinho” em sua residência.

Se a galera vermelha e branca transferir votos, Israel terá chances de se eleger.

Tony chegou

Agora só resta saber se boi transfere votos.

O deputado estadual Tony Medeiros, o ex-amo do Garantido,  chegou lá às custa do boi do povão.

Frota zero

O prefeito David Almeida realizou, na manhã desta quarta-feira (27) a entrega de 20 novos ônibus que irão reforçar a frota de veículos que atende a população manauara.

— Manaus é uma das poucas cidades do Brasil que está comprando ônibus, renovando a frota. Temos esse desafio de, até o final do meu mandato, colocarmos no transporte coletivo de Manaus, entre 400 e 500 novos ônibus –, prometeu David.

Vá de “frescão”

O prefeito promete que goda a frota terá ar-condicionado, suspensão pneumática, dando conforto ao usuário e trabalhadores do transporte coletivo.

De acordo com o IMMU, desde o início da atual gestão municipal, já foram entregues 136 novos veículos.

Até o final deste ano, a previsão é que mais 60 ônibus, sendo 48 tradicionais e 12 elétricos, sejam incorporados à frota.

Capacho de Bolsonaro

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), ex-vice-presidente da Câmara, afirmou que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “compactua com o autoritarismo” ao estar ao lado de Jair Bolsonaro, enquanto o mandatário faz ameaças à democracia.

Ataque às urnas

Para Ramos, Lira se coloca acima do Regimento (da Casa) e comete um equívoco confesso, fruto de quem compactua com o autoritarismo e com quem é autoritário.

— O presidente da Câmara não tem direito de estar silente num palanque onde se ataca o sistema eleitoral e o STF [Supremo Tribunal Federal]. Arthur Lira se afasta cada vez mais do seu dever institucional –, alfinetou o amazonense.

Um compra, outro se vende

Marcelo Ramos disse que a  relação entre Arthur e Bolsonaro funciona da seguinte forma: Bolsonaro deixa Arthur ser dono do orçamento [secreto], e o Arthur deixa Bolsonaro mandar no Parlamento.

O deputado se refere ao orçamento secreto, controlado por aliados de Lira na Câmara, que serve para distribuir bilhões de reais de forma anônima em emendas.

— São R$ 16,5 bilhões previstos para esse ano no orçamento secreto. Em troca, os deputados devem votar conforme manda Bolsonaro.

ÚLTIMA HORA

Datafolha – Lula tem 51% da preferência dos jovens em capitais. Bolsonaro, 20%

O "queridinho" dos jovens: Feliz da vida e avançando nas pesquisas, Lula dança com a garotada

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (27) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem a preferência dos jovens em12 capitais, com 51%, para a Presidência da República. Já o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 20%, enquanto Ciro Gomes (PDT) está com 12%.

O Datafolha entrevistou 935 jovens de 16 a 29 anos nos dias 20 e 21 em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A pesquisa é à parte daquela periódica sobre a corrida presidencial, que está sendo feita esta semana em todo o país e será divulgada nesta quinta-feira (28).

Lula tem melhor desempenho entre as mulheres jovens: 58%, ante 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre homens, marca 44%, enquanto o presidente tem 24% e o pedetista, 14%. O candidato à reeleição ultrapassa numericamente o petista entre evangélicos. Mas a margem de erro os coloca em empate técnico improvável no limite máximo: Bolsonaro com 36% e Lula, 30%.

ORGULHO

Em seu último dia como presidente do Superior Tribunal Militar (STM), o ministro Luís Carlos Gomes Mattos (foto) afirmou nesta quarta-feira que a responsabilidade pelas eleições é da Justiça Eleitoral, e que a missão dos militares "é diferente". Segundo ele, as Forças Armadas não devem se envolver.

— Não esquecendo que nós temos uma Justiça Eleitoral e ela é a responsável pelo funcionamento real daquilo. Nossa missão é diferente, não temos que nos envolver… temos que garantir que o processo seja legítimo e tudo. Essa é a missão das Forças Armadas –, afirmou o ministro a jornalistas. Assim, o general dá exemplo de respeito à democracia.  Bem diferente de outros que andam por aí vomitando ódio.

VERGONHA

Apesar de ter sido colocado pra  escanteio no governo, o vice-presidente general Hamilton Mourão (Republicanos) recorreu à imagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha ao Senado pelo Rio grande do Sul. O general foi preterido por Bolsonaro na disputa pela reeleição. Em seu lugar, foi escolhido como vice o general Braga Netto.  No entanto, em suas redes sociais, Mourão tem divulgado cards ao lado de Bolsonaro na tentativa de alavancar seu nome no pleito. Nos últimos três anos de governo, os dois tinham uma espécie de “relação protocolar”.

Na convenção do PL, que acontece neste domingo (24/7), no Rio de Janeiro, presidente Bolsonaro alfinetou Mourão em discurso.

— Vice tem que ser alguém que esteja do seu lado em momentos difíceis e não conspire contra você –, apontou o presidente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes