BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Dito & Feito – Dois bicudos não se beijam


O governador de São Paulo e presidente do partido, Geraldo Alckmin, disse que a carta enviada pelo prefeito Arthur Virgílio ao PSDB não significa que o partido esteja rachado.

No dia 11, Arthur Virgílio escreveu uma carta cobrando prévias no partido para definir o candidato à Presidência da República e dando uma cutucada em Alckmin para ele acabar com o “disse-me-disse” sobre prévias. Em resposta ao tucano amazonense, o tucano paulista disse que “prévia não divide, prévia escolhe”.

— Prévia não divide, prévia escolhe. Você pode escolher em um ambiente mais restrito e você pode escolher em um universo maior. Quanto mais você amplia e escuta, menos você erra, mais você acerta, disse Alckmin.

A briga vai ser feia. Os dois postulam ao cargo de candidato a presidente em 2018.

MUI AMIGO

Questionado sobre as críticas de Virgílio, o governador se limitou a dizer.

— Tenho um grande apreço pelo colega de partido.

ALELUIA!

Depois de um longo “puxa-encolhe”, a Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária, na noite de terça-feira (26) a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2018, prevendo R$ 15,4 bilhões em recursos para o Governo do Estado.

MAGOOU

O placar já era esperado: Dos 24 deputados, 23 votaram a favor e houve uma abstenção.

A abstenção foi do deputado José Ricardo (PT). Um protesto contra a rejeição de uma emenda de sua autoria que defendia a destinação de recursos para pagamento da data-base dos servidores da área da Educação.

PRÓS & CONTRAS

Treze deputados da bancada governista, aprovaram a Lei Orçamentária de acordo com a estratégia do governador Amazonino Mendes, claro.

Já os dez deputados da bancada oposicionista também votaram a favor, mas defendendo a legalidade da emenda e assegurando que vão defender sua execução.

CANTOU VITÓRIA

O líder do governo na Casa Legislativa, deputado Dermilson Chagas (PEN), que conduziu a base governista para aprovação da LOA, considerou como uma grande vitória para o Governo do Estado.

EVITOU O “CAOS”

Em conjunto, a base governista liderada por Dermilson, se posicionou contra as emendas coletivas que beneficiavam os servidores da segurança e educação devido à preocupação financeira do Estado para o próximo ano.

— A base atuou com responsabilidade com o Estado para evitar o caos.

CARONA DE CANOA 

Fazia tempo que Manaus não vivia um final de ano com tanta chuva. Há duas semanas o sol não dá o ar de sua graça e o réveillon amazonense, na praia da Ponta Negra, poderá ser debaixo d’água.

— Tá chovendo tanto que sapo vai pereferir carona de canoa! – brincou um cidadão, na manhã de ontem, no shopping Manauara.

GUARDA-CHUVA

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, Manaus poderá ter o segundo dezembro mais chuvoso em 56 anos. De 1º de dezembro até esta terça-feira (26) já tinham desabado 411,0 mm de chuvas.

 VANESSA DETONA 

Uma das mais fortes críticas às reformas Trabalhistas e da Previdência partiu de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). De acordo com a senadora comunista, elas vão prejudicar principalmente jovens, mulheres e pobres, que são mais vulneráveis nas relações de trabalho.

INJUSTA E DESNECESSÁRIA

Procuradora da Mulher no Senado, Vanessa disse que as mulheres são a parcela da sociedade que mais sofrerá caso seja aprovada a reforma da Previdência.

— A reforma é injusta e desnecessária. O presidente Michel Temer não fornece dados que justifiquem a reforma e faz “terrorismo” ao dizer que, se não for feita, o Brasil pode parar.

SÓ OS VACINADOS

De autoria do deputado Abdala Fraxe (Podemos), nova Lei obriga a apresentação da carteira de vacinação atualizada no ato da matrícula nas escolas que oferecem os ensinos infantil, fundamental e médio.

NÃO SE TRATA DISSO

Para Fraxe, a lei não é uma forma de incluir um documento a mais para realização da matrícula. Mas sim de garantir que os pais tenham o compromisso de atualizar a vacinação das crianças.

EM ALTA

A árvore de natal diferente e sustentável, inaugurada no Parque Vaca Brava, em Goiânia. Ela tem 15 metros e é toda feita de garrafas pet retiradas das ruas. Foram usadas 60 mil garrafas plásticas recolhidas durante a limpeza diária das ruas.

VAIAS

O candidato a candidato a presidente da República, Jair Bolsonaro, que jura não ser homofóbico, mas dispara frases como esta. Veja: “Não vou combater nem discriminar, mas, se eu vir dois homens se beijando na rua, vou bater”.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.