Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Bolsonaro, o “íntimo” da realeza

Se Bolsonaro riu e debochou dos nosso mortos durante a pandemia, imagine o que ele não faria com os mortos dos outros?

Bom, se Bolsonaro riu e debochou dos nosso mortos durante a pandemia, imagine o que ele não faria com os mortos dos outros?

Durante sua passagem por Londres para o último adeus à a Rainha Elizabeth II, Bolsonaro foi um desastre e cometeu todo tipo de gafe. Usou o funeral da soberana para fazer comício político da sacada da embaixada brasileira em total desrespeito ao momento vivido pelos ingleses. Foi duramente criticado pela imprensa internacional. O jornal Daily Mail disse que Bolsonaro é um "líder controverso", e que o discurso foi para "ganhar pontos políticos em casa". O The Guardian também publicou sobre o ato, dizendo que o presidente disse ter "profundo respeito" pela família real, mas usou o funeral como "palanque eleitoral”. Mas isso não é novidade. O jornal norte-americano Washington Post destacou como os líderes mundiais, como Joe Biden, mantiveram a discrição na cerimônia para líderes de estado, evitando tirar o foco de Elizabeth II, "uma exceção foi o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que está concorrendo à reeleição e fez um discurso de campanha ao ar livre no domingo do lado de fora da embaixada de seu país em Londres". O influente site “Político” recomendou a Bolsonaro "manter a classe", ao mencionar que o presidente usando sua visita para o funeral da rainha como uma oportunidade para turbinar sua campanha pela reeleição.

Gafe vergonhosa

Bolsonaro já tem fama de não seguir à risca certos protocolos. Aliás, quase nenhum protocolo.

Em outro momento, dessa vez, na recepção para o funeral da rainha, o presidente brasileiro cometeu outra gafe ao cumprimentar o rei Charles III, no Palácio de Buckingham.

Tapinha no ombro

Parecia saudar um velho amigo no botequim da esquina ao dar um tapinha no ombro do monarca com um sorriso estampado, novamente, em total falta de respeito ao órfão real. Foi o único chefe de estado que gargalhou durante o velório.

Charles III não gostou

Agora, imagine qual deve ter sido a frase da saudação:

— E aí cara, até que enfim conseguiu ser Rei, talkey?

Pela etiqueta, contudo, não se deve tocar na realeza, a não ser que a mão lhe seja estendida. Pela cara, o rei não deve ter gostado nada da gracinha do  brasileiro “íntimo”.

Desacato à coroa

De acordo com professor de relações internacionais Marcus Vinícius de Freitas, especialista no assunto, como chefe de Estado, (Bolsonaro) não precisa fazer reverência, mas não significa que pode tocar.

— Faz parte da imagem e do símbolo representado pelo rei. Ele não é uma figura política, representa a Coroa. Tem que ter esse distanciamento – criticou o professor.

Grosseirão

Jair Bolsonaro não parou por aí.

Durante um entrevista, se irritou com jornalistas brasileiros em Londres nesta segunda-feira  (19), ao ser questionado se a viagem ao Reino Unido pode influenciar a sua campanha à reeleição.

— Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder. Não tem uma pergunta decente? Compara o Brasil com o resto do mundo –, respondeu grosseiramente.

Perguntar não ofende

Ora bolas, se o presidente não foi a Londres fazer política, o que foi aquele “ discurso” na sacada da embaixada brasileira?

Correu do pau

Após outra pergunta sobre o tema, ele virou as costas e encerrou a entrevista.

—  Acabou a conversa! –, disse

Wilson na frente

Pesquisa TV do Amazonas/Ipec para o governo do Amazonas, divulgada no sábado (17), mostra o candidato à reeleição Wilson Lima (União Brasil) com 34%.

Mazoca e Dudu

Em seguida, está o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), com 26%.

Na sequência, aparece o também ex-governador e senador Eduardo Braga (MDB), com 17%.

Nicolau em 4º

Ricardo Nicolau (Solidariedade) tem 6%; Carol Braz (PDT), 3%; Henrique Oliveira (Podemos), 2%. Dr. Israel Tuyuka (PSOL) aparece com 1%.

Nair Blair (Agir) não pontuou.

Nulos e brancos

Os que pretendem votar nulo ou em branco somam 7%. Os que não sabem ou não responderam são 4%.

A pesquisa foi contratada pela empresa Rede Amazônica Rádio e Televisão, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número AM-01902/2022.

Arena Figueiredo

A cidade de Presidente Figueiredo vai ganhar uma arena.

A Ordem de Serviço (OS) da construção do estádio de futebol de Presidente Figueiredo, resultado da emenda parlamentar de R$ 2,2 milhões, do deputado estadual João Luiz (Republicanos) foi assinada nesta segunda-feira (19).

Gratidão

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes ficou comovida.

Disse, emocionada, que o estádio é um sonho dos moradores do município, que foi abraçado pelo deputado João Luiz.

— Hoje estamos com um sentimento de muita felicidade e gratidão ao deputado –, explicou a prefeita.

Apenas sugestão

Para sair na frente, esta coluna D&F já vai sugerir alguns nomes para batizar o estádio do município vizinho.

Lá vai: “Figueiredão”, “ Arena Cachoeira”, “Arena Maruaga” ( lendário  líder indígena da área), estádio “ Milicão” , já que o município leva o nome do último general que governo o país na ditadura, João Figuiredo (no traço de Cícero).

Apertem os cintos

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Liminar revogada

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou  sua própria liminar que suspendeu a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na decisão, Moraes entendeu que o novo decreto editado pelo Ministério da Economia após a decisão garantiu a redução do IPI para todo o país e preservou a tributação dos produtos da Zona Franca de Manaus.

Perdeu a urgência

Dessa forma, segundo o ministro, a liminar perdeu a urgência. No dia 24 de agosto, o novo decreto do Executivo restaurou as alíquotas do imposto sobre 109 produtos fabricados em Manaus.

Morde e assopra

Na verdade, o governo Bolsonaro morde e assopra a ZFM.

Desde o início do ano, o governo tem desonerado o IPI em todo o país como medida de estímulo à economia.

Em fevereiro, o corte tinha sido de 25%, mas foi ampliado para 35% em maio.

Essa ampliação criou atritos entre o governo e os empresários da Zona Franca de Manaus.

ÚLTIMA HORA

VANTAGEM DE LULA VAI A 16 PONTOS

GLOBO/IPEC aponta Lula com  47%. Bolsonaro estaciona em 31%

Nos braços do povo - Vitória de Lula no 1º turno não está descartada

Pesquisa Globo/Ipec sobre a disputa presidencial divulgada nesta segunda-feira (19) mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 47% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 31%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%; e Simone Tebet (MDB), com 5%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Felipe D’Avila (Novo), Vera Lucia (PSTU), Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.  Brancos e nulos representam 5% dos entrevistados. A proporção do que não souberam ou não quiseram responder é de 4%. O levantamento ouviu 3.008 pessoas presencialmente entre os dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é 95%.

A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00073/2022.

O Ipec também simulou um cenário de segundo turno. Confira abaixo os resultados.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – 54%

Jair Bolsonaro (PL) — 35%

Brancos/Nulos — 8%

Indecisos — 3%

Orgulho

Marcella Bárthollo: o orgulho da raça escalada no HBO Max

HBO Max anunciou esta semana o elenco da nova série do streaming, “Use Sua Voz”, confirmando no casting a presença da atriz e cantora amazonense Marcella Bártholo. As gravações já iniciaram e estreia está prevista para 2023.   Trata-se de uma produção original do Cartoon Network para a plataforma de streaming, realizada em parceria com a produtora Floresta. “Use Sua Voz” é uma série infanto-juvenil, que tem como protagonistas as atrizes Bia Torres, Laura Castro e Giulia Nassa, que participaram da primeira e segunda temporadas do programa The Voice Kids, da Globo, e que juntas formam o grupo BFF Girls.

Vergonha

Fascistas: Bolsonarista atacam jornalista na passagem de Jair por Londres

A passagem de Jair Bolsonaro (PL) por Londres, em visita para o funeral da rainha Elizabeth II, foi marcada por episódios de hostilização contra membros da imprensa que participavam da cobertura da viagem presidencial. Além de momentos de truculência do próprio chefe do Executivo direcionados a jornalistas, profissionais chegaram a ser xingados ou empurrados ao tentar se aproximar de Bolsonaro. No domingo, dia da chegada do presidente à residência do Embaixador brasileiro a Londres, uma equipe da "BBC News Brasil" foi cercada por bolsonaristas liderados pelo youtuber Rodrigo Nascimento, fundador de um canal sobre a vida em Londres, enquanto faziam entrevistas com os presentes. Foi preciso que uma policial feminina ajudasse a escoltar os jornalistas para longe do grupo de apoiadores do presidente, que gritavam palavras de ordem como “imprensa lixo” e “vai para Cuba”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes