Ir para o conteúdo

Dito & Feito – Arthur cutuca chefes de estado na ONU

Mais uma vez Arthur Virgílio (PSDB) mostrou que sabe tirar proveito da vitrine de um evento internacional, quando está em jogo o futuro da Amazônia.

 Na Cúpula do Clima da ONU,  o prefeito de Manaus defendeu “lucidez” no debate sobre o aquecimento global.

— Não quero saber de onde vêm as brigas e querelas entre presidente fulano e beltrano. Não me interessam. Sou a favor, sim, de que todos os chefes de Estado entrem com todas as suas forças para combater o aquecimento global! – disparou.

Para tucano amazonense, o “aquecimento global não interessa nem ao pessoal que não tem juízo.”

Amazonas fala…

Já o governador do Amazonas, Wilson Lima, foi o único governador brasileiro a falar no evento da Organização das Nações Unidas (ONU), onde defendeu o desenvolvimento sustentável e novas estratégias de conservação da Amazônia em dois eventos em Nova Iorque, no domingo (22).

Floresta e seres humanos

O governador destacou a importância das parcerias para investimentos que priorizem a melhoria na qualidade de vida de quem vive na região amazônica.

— Não tem como a gente falar de preservação sem levar em consideração o desenvolvimento econômico e social – disse Lima.

Povos da floresta

Para ele, uma  coisa não pode estar dissociada da outra.

—  Por isso é importante quando, em eventos como esse na ONU, há a participação de amazônidas, de pessoas que vivem na floresta, para falar sobre nossas experiências – disse Wilson 

Macapá não fala!

Já o  governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), por pura picuinha, foi impedido de falar no evento da ONU pelo próprio o Itamaraty.

Fogo amigo

Isto é, foi o próprio Brasil que interferiu para cancelar o discurso do presidente do Consórcio Amazônia Legal,  durante encontro organizado pela França, Chile e Colômbia para discutir o desmatamento na Amazônia, nas Organizações das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

Boca no trombone

É quase certo que o governador ia detonar a política ambiental do verbo Jair Bolsonaro para a Amazônia.

Picuinha de ministro

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, protestou contra o fato de um representante de governo estadual ser convidado enquanto o governo federal não estaria presente no encontro. 

Não houve fala alguma sobre Amazônia de um representante brasileiro.

Convidado de Macron

De acordo com a  Folha de S.Paulo, fontes diplomáticas informaram que na segunda-feira passada (16) que o governador foi convidado formalmente pelos presidentes Emmanuel Macron, da França, Sebastián Piñera, do Chile, e Iván Duque, da Colômbia, para participar do evento.

Está explicado

No entanto, desde a 4ª feira a Colômbia, sob pressão do Ministro Araújo, “cria grandes obstáculos à participação de autoridades estaduais”, diz mensagem enviada por organizadores do encontro ao jornal paulista.

Estamos em condições…

Por causa do desmatamento, a Alemanha havia anunciado a suspensão de quase R$ 155 milhões destinados a projetos de preservação ambiental no Brasil.

… de esnobar ajuda financeira?

E a Noruega anunciou o bloqueio de cerca de R$ 133 milhões, destinados ao Fundo Amazônia.

Exploração sexual

Criado há exatos 20 anos, o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças é comemorado no dia 23 de setembro.

Na sessão de ontem, a Assembleia Legislativa debateu as dificuldade no enfrentamento a esses crimes.

Xô machismo!

A presidente da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso da Assembleia,  deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) comentou, voltou a destacar as ações de combate à violência contra a mulher.

Mulher não é  objeto

De acordo com a parlamentar, a raiz de toda exploração sexual é o machismo.

— É  exatamente as pessoas se acharem superiores a outras pessoas, no caso, os homens, que continuam tratando a mulher como objeto de exploração sexual e como propriedade.

Bolsonarismo é seita

Em entrevista à Época, a senadora Selma Arruda, que deixou o PSL na semana passada, confirmou que saiu do partido por causa de Flávio Bolsonaro.

— Me senti desconfortável de continuar no partido. Eu não sou menos senadora do que nenhum daqueles senadores. Não importa de quem eles sejam filhos, o poder extra-Senado que possam ter –, afirmou.

Tem que ser robô

Ela disse também que, depois de sair do partido, foi alvo de bolsonaristas nas redes.

—  Recebi ataques dos radicais. Tem uma ala do bolsonarismo que, se você não for um robô que concorde com tudo. É como se fosse um time de futebol. Impressionante. Como se fosse uma seita.

Até ele vai sair

Dito isso, La arruda cutucou:

— Agora, quero ver o que vão dizer do presidente quando o presidente também mudar de partido.

Sai Mais Médicos…

O orçamento do Programa Mais Médicos — a ser substituído pelo Programa Médicos pelo Brasil — será tema de audiência pública nesta terça-feira (24) na Comissão de Direitos Humanos (CDH).

… Entra Médicos pelo Brasil!

Por iniciativa dos senadores Paulo Rocha (PT-PA) e Zenaide Maia (Pros-RN), a comissão vai debater o financiamento e os gastos do programa, a distribuição dos profissionais de saúde e o impacto sobre os recursos humanos em cada município.

Perguntar não ofende

Nessa questão de Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, não se está trocando seis por meia dúzia?

APLAUSOS

Aos 26 anos, Alisson Becker chegou ao topo da carreira. O jogador brasileiro foi  eleito o melhor goleiro do mundo, nesta segunda, 23. Ele recebeu o prêmio Fifa The Best como o melhor do planeta na sua posição. Ele superou o também brasileiro Ederson, do Manchester City, e Ter Stegen, do Barcelona.

VAIAS

Para o assassinato bárbaro da menina Ágatha Félix, de oito anos, morta na sexta-feira com um tiro nas costas, durante uma operação policial no Complexo do Alemão. É  a 16.ª criança a ser baleada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil, e a quinta que não resistiu aos ferimentos. Quem chama isso de política de combate ao crime – como o governador do Rio, Wilson Witzel , está absurdamente equivocado. E talvez não tenha netos,  filhos, sobrinhos…. 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes