Ir para o conteúdo

Aviso aos navegantes: a Amazon está próxima de vencer uma batalha de 7 anos contra oito países da América Latina pelo domínio “amazon”. A Corporação Global da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), que supervisiona endereços na internet, disse nesta segunda-feira (20) que decidiu prosseguir com o pedido da Amazon, após um período de 30 dias de consulta pública.

Virou monopólio

A Amazon  busca ter o direito sobre o domínio desde 2012. Os países argumentam que esse domínio deveria ser usado para designações na internet sobre a Amazônia. E advertem que o termo se refere à região geográfica e não deve ser o monopólio de uma empresa.

Brasil joga a toalha

O Brasil lamentou a decisão da ICANN, afirmando que ela deveria ter optado pela governança compartilhada do domínio, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

E se fosse o Lula?

O jornalista Ricardo Noblat questionou nesta terça-feira, 21, o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a chancela do presidente Jair Bolsonaro às manifestações claramente anti-democráticas do próximo domingo, 26. Os “bolsonaristas” vão às ruas  defender o fechamento do Congresso Nacional e emparedamento do próprio STF. “Imagine que o presidente da República fosse Lula. E que, sentindo-se fraco, ele admitisse participar de manifestações de ruas convocadas? O que aconteceria?”

Vão ficar caladinhos?

O articulista lembra que, quando pareceu que o Supremo mandaria soltar Lula no ano passado, o Comandante do Exército postou uma mensagem ameaçadora no Twitter. “E agora, quando o presidente da República avaliza uma manifestação de rua contra o Congresso e o Supremo, o que fará? Ficará caladinho?”, questiona Noblat no Twitter.

Desastre 

Em Audiência Pública, realizada em Brasília, José Ricardo (PT) detonou os responsáveis pela privatização da Cosama, em Manaus. E disse que foi um verdadeiro desastre para o povo.

Quem paga

O torpedo foi disparado Audiência Púbica realizada na Câmara dos Deputados, para  debater a Medida Provisória N° 868/2018, que muda a Lei do Saneamento Básico no Brasil e que vem causando  prejuízos à população.

Só piorou

José Ricardo disse que é contra a proposta porque tem Manaus como exemplo. “Até hoje a cidade  não tem um serviço de abastecimento de água e esgoto de qualidade, mesmo depois de quase 20 anos de privatização dos serviços. Ao contrário disso, só piorou, cutucou Zé 13.

Lembrando Lula

O deputado lembrou que os investimentos que se teve no sistema de água e esgoto da capital foi feito pelo Governo Lula, quando criou o Programa Água para Manaus (Prisma), que abastece até hoje as zonas Norte e Leste da cidade. “A vocação do privado é ganhar dinheiro, é lucrar!”

Tsunami de decretos

O presidente Jair Bolsonaro editou 135 decretos, entre eles, o que ampliou o porte de armas e o que acabou com o horário de verão.

MPs de novo?

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) defendeu uma redução dos decretos. E citou que o governo já pode editar as Medidas Provisórias e apresentar projetos com pedido de urgência.

Autoritário

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), Bolsonaro revela um viés autoritário. Argumentos rebatidos pelo líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que ressalta que os decretos têm efeitos mais rápidos.

Tartaruga

O deputado João Luiz (PRB) informou que no dia 10 de junho haverá uma audiência pública na Aleam para debater os problemas da internet em Manaus. “A internet é caótica, é lenta e isso precisa ser resolvido.”

Faroeste caboclo

O narcotráfico avança em  Lábrea e a situação  corre o risco de ficar fora de controle. A preocupação foi manifestada ontem, no plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Cabo Maciel (PR). “Os bandidos chegam a trocar tiros em praça pública, pondo em risco a vida da população.”

Prende e solta

Maciel  disse ainda que falta vontade política e coragem para combater o narcotráfico no município. “A polícia prende e a justiça solta.”

Produtores reclamam

O Deputado  Carlinhos Bessa (PV)  cobrou ao governo do estado investimentos nas estradas vicinais  de Tefé. Segundo o parlamentar, sem estrada para escoar os seus produtos, o prejuízo diário dos produtores rurais é de R$ 5 mil.

Cadê o líder?

Faltam seis dias para o que o governo Wilson Lima (PSL) complete dois meses que está sem liderança, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Quem ficou de pensar sobre convite para ocupar o cargo, foi a deputada estadual Joana Darc (PR), que até o momento não se pronunciou.

Mera coincidência

O deputado Dr. Gomes – que nega ser líder do governo, apesar de sempre sair em defesa do governador –, saiu do PRB e agora passa a integrar o PSC que, por coincidência é o partido de Wilson Lima.

Diz ele eu não 

O deputado Gomes jurou de pés juntos que não haverá aumento na tarifa de energia no Amazonas, como noticiou a mídia local. “Queremos tranquilizar a população. Jamais a Amazonas Energia e o governo do Estadão vão penalizar o consumidor. Não haverá aumento da tarifa!”

Toma meu Deus!

Tomara que Gomes esteja certo, porque ontem a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (21), o reajuste de 6,93% nas tarifas de energia elétrica, que passa a valer a partir da próxima terça-feira (28).

Cupuaçu azedou

Estamos em maio e, até agora, ninguém ouviu falar da tradicional Festa do Cupuaçu, que acontece no mês de abril, em Presidente Figueiredo. O evento, que ano passado trouxe Roberta Miranda e Luan Santana, em 2019 ficou relegado ao esquecimento ou a falta de divulgação da prefeitura municipal.


Cupuaçu salgado

Ano passado, o Ministério Público de Contas (MPC) ingressou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em que pedia a suspensão do Cupuaçu, por conta do alto valor, que seriam pagos em cachês aos artistas nacionais.

Olho no Romeiro

Outra medida solicitada foi a fixação de prazo para que o prefeito Romeiro Mendonça (PDT) comprovasse que as despesas da festa iriam ocorrer sem prejuízo às despesas e investimentos prioritários;

Corda bamba

Talvez, a cidade não tenha muito o que comemorar, já que o prefeito de lá, Romeiro, vive na corda bamba com à Justiça Eleitoral.

Escapou defendo

No final do mês passado, ele conquistou uma liminar, que o livrou da cassação, dada como certa pelos vereadores da Câmara Municipal, que instauraram a Comissão Processante.

Maio Amarelo

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa fez um balanço, na Aleam, sobre o trânsito no Amazonas. Foram 300  acidentes de carros,  94 com vítimas fatais. Mais de 500 pessoas foram autuadas com embriaguez ao volante. 

Trânsito solidário

Sá disse que é necessário desenvolver um trânsito solidário, altruísta, onde todos possam ter harmonia. “É importante que as pessoas comecem a ter essa preocupação. As consequências vão além da morte, elas destroem famílias. Queremos implodir uma nova cultura.”

EM ALTA

Ao cantor e compositor Chico Buarque, vencedor do Prêmio Camões 2019, o maior reconhecimento da literatura em língua portuguesa.    31ª edição do prêmio, organizado pelos governos de Portugal e do Brasil, dá ao vencedor 100 mil euros.

EM BAIXA

Para o decreto que regulamenta e facilita o porte e a posse de armas no país, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 7 de maio, que permite que qualquer cidadão compre um fuzil.  Além de 13 governadores, a bancada Evangélica também já se posicionou contra e o STF vem recebendo questionamento contra o decreto .

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes