Ir para o conteúdo

Diretoria do Garantido admite que nova rainha do folclore era Caprichoso

A parintinense Anny Caroline Santos foi eleita na noite deste sábado, 23/12, a nova rainha do Folclore do boi Garantido. Ela disputou o concurso com mais oito candidatas, na grande final e acabou sendo consagrada como novo item oficial. Comissão de Artes, membros da diretoria e convidados participaram da comissão julgadora que a elegeram.

Anny foi anunciada na madrugada deste domingo, véspera de Natal, na Cidade Garantido, em Parintins, durante evento que também escolheu as novas toadas do boi para 2018.

Entretanto, a nova rainha vem provocando muito polêmica. Isso porque, antes de ser item oficial do Garantido, ela era torcedora do Caprichoso declara. A torcida do Azul e Branco não perdoou. Muitos chegaram a postar dizendo que o boi estrelado terá duas rainhas do folclore na arena do ano que vem. Muitos torcedores do Garantido também criticaram a escolha.

A própria diretoria do Garantido admitiu que sabia da preferência de Anny Caroline, mas se defendeu dizendo que ela “já havia exercido seu direito de livre escolha e se entregado a essa paixão arrebatadora do Boi do Povão”.

Torcedores do Caprichoso provocaram postando foto antiga de Anny ao lado do Azul e Branco

NOTA OFICIAL DO GARANTIDO

A diretoria da Associação Folclórica Boi-bumbá Garantido vem a público esclarecer a Nação Vermelha e Branca acerca do processo de escolha da nova Rainha do Folclore. Em respeito ao nosso torcedor, primando pela lisura do processo e diante de algumas manifestações de preocupação quanto ao resultado do concurso, a diretoria tomou a decisão de revisar a documentação de inscrição da candidata vencedora do concurso com objetivo de verificar se a mesma atendia aos critérios estabelecidos no Artigo 4º do Edital 003/2017 em seus itens “b” (ser comprovadamente torcedora do boi Garantido) e “d” (não fazer parte do quadro de sócio da Associação contrária).

Em relação ao item “d”, consta nos autos do concurso o Ofício 002/2017 de 01.12.2017, assinado pelo presidente da Comissão Organizadora, e direcionado ao presidente da Associação contrária consultando se alguma das 17 candidatas inscritas fazia parte do seu quadro de sócios. Em relação a candidata vencedora, verificou-se a manifestação do Conselho de Ética da Associação contrária por meio da Portaria 02/2017 de 01.12.2017, assinada pela presidente em exercício, onde é informado que a mesma não fazia mais parte do quadro de sócios;

No que se refere ao cumprimento do item “b”, a candidata, a exemplo de outros itens que fizeram história na arena ao defender o Garantido, teve vínculos no passado com a Associação contrária. No entanto, no presente já havia exercido seu direito de livre escolha e se entregado a essa paixão arrebatadora do Boi do Povão. A decisão de considerar atendido o critério do item “b” se baseia em duas tradições do nosso boi: 1) acolher e jamais segregar aqueles(as) que são tocados(as) por um sentimento tão sublime que somente o povo de alma vermelha conhece; e 2) ter o mérito como critério principal tanto para escolha quanto para a permanência dos itens oficiais do Boi Garantido.

Diante do exposto, gostaríamos de assegurar a Nação Vermelha e Branca que a escolha na nova Rainha do Folclore ocorreu dentro das normas estabelecidas pelo edital e seguindo os critérios adotados em concursos anteriores. Parabenizamos todas as demais candidatas e ressaltamos o alto nível deste processo de escolha. Confiamos plenamente que Anny Caroline Barreto dos Santos representará com brilhantismo o item Rainha do Folclore no espetáculo “Auto da Resistência Cultural” e contribuirá com a vitória em 2018.

Parintins, 24 de dezembro de 2017

Diretoria da Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes