Ir para o conteúdo

Quando ainda era moleque lá na Cachoeirinha, ouvi uma historinha de um amigo que era conhecido como Chico Cavalinho. Ele era um cara engraçado e me contou a história sobre a origem do samba:

— Certa vez, dois  malandros trajando calças de linho, sapatos brancos, camisas de listras vermelhas e chapéu palha, que moravam em uma favela, vinham andando em sentido contrário sobre um córrego que tinha como ponte apenas uma tábua. O que vinha de lá queria passar primeiro e pediu para o outro retornar e sair do caminho. O que vinha daqui também queria a mesma coisa e pediu pro outro recuar. Mas nem um queria abrir mão do seu direito.

No calor da discussão, um deles puxou uma faca e ameaçou.

— Eu te cutuco!

E o outro:

— Não me cutuca!

— Eu te cutuco!

— Não me curuca!

E ficou naquele bate-boca:

— Eu te cutuco, não cutuca, eu te cutuco, não cutuca…te-cutuco-não-cutuca-te-cutuco-não-cutuca-te-cutuco… E assim nasceu o samba!

A piadinha foi só para ilustrar que o samba, a pauta de hoje do Curumim, é uma música para cima, que leva alegria, poesia e irradia felicidade a quem ouve. Tenho grande amigos sambistas, com quem ao longo da vida estabeleci parcerias na música e com alguns até ganhei alguns concursos.

Com eles aprendi muitas coisas. A principal delas é que uma roda se samba serve como uma espécie de batismo para eternizar amigos.  Amigos e parceiros que carrego para sempre no meu  coração de poeta apaixonado por música: Edu do Banjo, Dudu Brasil, Mestre Pinheiro, Assis, Caio do Cavaco, Rui de Carvalho, Júnior Rodrigues,  Armandinho & Felica, Zeca Torres, Jorge Mussa. Todo esses caras, amiguinhos,  são verdadeiros bambas. Na música e na vida. E por isso esta edição é dedicada a eles . E a todos vocês que curtem um bom samba.

Como diz a letra de um dos mais tradicionais sambas da MPB, “quem não gosta de samba/ bom sujeito não é/ é um ruim da cabeça/ ou doente do pé!”

VEJA A EDIÇÃO COMPLETA: 

Curumim Dia Nacional do Samba

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes