Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Coração: mais amor para seduzir o eleitor


Na corrida para o governo tampão, o candidato Amazonino Mendes (PTB), que em suas campanhas sempre jogou com a emoção, resgatou essa imagem. A equipe de marketing conectou as letras iniciais de seu nome, ‘AMA’, com o símbolo do velho coração.

Em Manaus, o mote já foi usado pelo prefeito Eduardo Braga, na campanha ‘Manaus Meu Ciúme’, em 1994, e por Alfredo Nascimento, na disputa para prefeito, em 2000.

Na verdade, a primeira vez que o coração foi usado como marca de candidatura foi por Paulo Maluf (então no PDS), na campanha para governador, em 1990. Uma grande sacada do genial Duda Mendonça.

O amor também sempre foi usado para trocar no sentimento do eleitor. Ao usar a palavra AMA, os marqueteiros de Amazonino também recorreram ao velho jargão.

Coração foi usado pro Alfredo em 2000

A Saga sacou

De acordo com o publicitário Castelo Branco, sua agência Saga Publicidade – uma das ais premiadas de Manaus –, já tinha  feito coisa parecida no passado, inclusive na própria campanha de Amazonino ao governo do Estado, em 1988.

Mas, Castelo resgatou apenas AM de Amazonas.

— Destaquei as letras em cores vermelhas no início do nome AMAZONINO, com o slogan – “Trabalho é bom e o povo gosta”. Foi um grande sucesso! –, relembra o publicitário.

Para Castelo Branco, a campanha de Amazonino tem se destacado por esse apelo.

—Tem emoção, usando o velho jargão “Amor”, de uma forma diferente. Além de reforçar o número 12 e AMA, linkando com o nome Amazonino e o coração.

Veja o vídeo da campanha ‘Manaus Meu Ciúme, de 1994:

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.