BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Coleção de peças do Amazonas foi destruída por incêndio no Museu Nacional


Núcleo de Cestaria, Coleção de Cerâmica Indígena, Coleção de Arte Plumária, Armas e Armadilhas e Coleção de fiação e Tecelagem são algumas das obras diretamente ligadas a história do Amazonas que estavam no Museu Nacional no Rio de Janeiro, consumido por um incêndio na noite do domingo 2/8. Quem revela é pesquisadora, doutora em história e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Patrícia Maria de Melo Sampaio.

“A coleção de peças etnográficas da província do Amazonas, coletada pelo Gonçalves Dias para a Exposição Universal, estava no Museu. Ninguém tinha estudado ainda. Nem vai mais.  Uma, entre dezenas de milhares de peças de valor incalculável. Eu mal consigo pensar”, escreveu a pesquisadora nas redes sociais.

“É engano achar que não tem nada a ver conosco. Tem relação com dezenas de milhares dos povos do Amazonas e da Amazônia de modo geral, são Parintins, Mundurukus e tantos outros. São trabalhos importantíssimos que poderiam nos ajudar a compreender o nosso modo de ser e estar”, avalia a Sampaio.

Incêndio atingiu museu na noite de domingo, 2/08

Fonte: Portal Toda Hora

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.