Ir para o conteúdo

Círio de Nazaré reúne em Manaus mais de 20 mil romeiros

Com preces pedindo empregos para os desempregados, mas segurança e recuperação à saúde daqueles que se encontram nos leitos dos hospitais, o 64º Círio de Nazaré de Manaus reuniu aproximadamente 20 mil romeiros na manhã deste domingo (13), que amanheceu nublado, com ameaça de chuva, mas logo as nuvens abriram para um sol causticante irradiar o percurso feito pelo cortejo.

Apresentando este ano o tema ‘Maria de Nazaré: Mãe da Justiça e do Amor” e o lema “Construindo uma Sociedade Justa e Solidária – Construindo uma sociedade Justa e Solidária”, a procissão saiu às 07h30 do santuário de Fátima, no bairro de Praça 14, Zona Sul de Manaus, após a realização de uma missa que começou às 06h30m.  Em seguida, a imagem da santa foi levada até à berlinda , onde os fiéis já aguardavam para assegurar o seu   lugar na   disputada corda da berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora.

O percurso de 1,5 quilômetros foi feito em  pouco mais de 3 horas. A procissão é acompanhada por milhares de fiéis a pé, de bicicleta, moto ou de carro. Entoando cânticos em louva à nossa senhora, os fiéis desceram a avenida Tarumã, seguida pela Visconde Porto Alegre até cruzar a o viaduto “Josué Cláudio de Souza”, segundo pela avenida Umberto Calderaro e em seguida pela avenida Mário Ipiranga, em Adrianópolis, onde se encontra a  Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Ao longo da caminhada de fé, os fiéis recebiam água doada por pessoas que fazem promessa ou simplesmente participaram de uma ação de generosidade para aplacar a sede dos romeiros, devido ao intenso calor de outubro.

O  cântico que abriu  a romaria o foi o hino do Círio de Nazaré, o mesmo cantado em Belém (PA), que fiz “Maria de Nazaré/ Maria me Cativou/ fez mais forte a minha fé/ e por filho me adotou/ Às vezes eu paro e fico a pensar/ e sem perceber me vejo  a rezar/ e meu coração se põe a cantar/ pra virgem de Nazaré…”

Agitando bandeirinhas com a imagem de Nossa Senhora, muitos romeiros exibiam camisas do Paysandu e do Cube do Remo, os dos maiores clubes esportivos de Belém. Outros, levavam a bandeira do Pará.  

Para festejar o Círio de Manaus, muitos moradores da Praça 14 exibiam a imagem de Nazaré nas janelas, bandeiras do Pará e estouravam fios à passagem da procissão.

O cortejo  pelas ruas até à paróquia de Nazaré foi orientado por voluntários exibindo camisetas  com a inscrição “Guarda de Nazaré” e também por um forte esquema de trânsito montado pela Manaustrans e Polícia Militar.   

Quando o cortejo chegou  à Praça de Nossa Senhora de Nazaré, por volta das 10h, o local já estava tomado por outras centenas de fiéis,  que aguardavam por uma das cerimônias mais esperadas da programação: a missa campal com a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré no altar de vidro erguido na praça.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes