Ir para o conteúdo

Campanha “Sai da fossa, Manaus!” chama atenção à situação precária do saneamento básico

Nesta quarta-feira (28), será lançada a campanha “Sai da fossa, Manaus” para chamar a atenção do prefeito David Almeida acerca de um problema que perdura há muito tempo na capital do Amazonas: a falta de saneamento básico com coleta e tratamento do esgoto na cidade. É uma campanha de pressão coletiva que pretende engajar o máximo de cidadãos manauaras possíveis para garantir que, através de políticas públicas efetivas, a cobertura do serviço de esgoto tenha alcance de, no mínimo, 60% da população até o fim do mandato do prefeito, em 2024.

A campanha idealizada pela Minha Manaus, uma iniciativa de mobilização urbana que visa engajar e conectar manauaras na luta por uma cidade mais democrática e sustentável, parte de um panorama em que, atualmente, cerca de 8 em cada 10 manauaras vivem em localidades sem acesso ao tratamento e coleta de esgoto. A maior capital da região Norte do Brasil está em uma situação onde esgotos a céu aberto foram normalizados e já são parte do cotidiano urbano da cidade.

Para se engajar com a pressão coletiva basta acessar o formulário no site da campanha e preenchê-lo com dados cadastrais. Instantaneamente após esse processo, um e-mail é enviado diretamente para o prefeito David Almeida exigindo que se comprometa a garantir o aumento da cobertura do serviço de esgoto para no mínimo 60% da população manauara até o fim do seu mandato e, assim, tornar Manaus uma cidade socialmente referenciada e ambientalmente justa, levando saúde e dignidade para todos os habitantes.

De acordo com dados públicos da Trata Brasil, a falta de saneamento básico favorece a ocorrência de doenças como hepatites, malária e febre tifóide, além de outras infecções e viroses e apenas um terço dos esgotos de Manaus recebe qualquer tipo de tratamento antes de ser despejado em uma das centenas de cursos d’água que correm pela cidade.

Minha Manaus

Com o propósito de promover uma cidade mais justa, democrática e que aproveite seus espaços urbanos de forma igualitária e sustentável, a Minha Manaus propõe aos cidadãos manauaras oportunidades de mobilização através do uso de tecnologias voltadas ao impacto social. Na capital do amazonas, a iniciativa tem como principal foco a criação de uma rede local que conecte pessoas engajadas em agir e exigir de seus representantes, através de pressão coletiva, mais sustentabilidade nos caminhos escolhidos pelos tomadores de decisão da cidade de Manaus.

Para quem deseja conhecer mais sobre a Minha Manaus e demais oportunidades de engajamento e mobilização social, pode acessar o endereço minhamanaus.org ou entrar em contato com a equipe através do e-mail contato@minhamanaus.org.

NOSSAS

O NOSSAS é uma organização que impulsiona o ativismo democrático e solidário no Brasil articulando pessoas, compartilhando metodologias e desenvolvendo tecnologias para mobilização.

Em 2015, o NOSSAS lançou a Rede Nossas Cidades, para pulverizar nossos aprendizados pelo Brasil e fomentar cidades mais democráticas, inclusivas e sustentáveis.

Em 2020, o NOSSAS liderou a campanha Renda Básica Emergencial, que garantiu a aprovação de um auxílio para população de baixa renda do Brasil durante a pandemia. No mesmo período, o time de ativistas do NOSSAS, junto à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), lançou a campanha Amazônia Contra o Covid e arrecadou mais de R$ 1 milhão para apoiar mais de 10 etnias indígenas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes