Ir para o conteúdo

Vai preparar camarões? Chef dá dicas de escolha e preparo do crustáceo

Um dos pratos mais versáteis da cozinha contemporânea, o camarão é um dos menores animais que encontramos na natureza. Mas não se engane, pode ser pequeno no tamanho, mas é grande no sabor. São mais de duas mil espécies ao redor do planeta e é consumido desde a pré-história, tendo suas receitas aperfeiçoadas ao longo dos anos.

A carne do camarão não é gordurosa e é muito saborosa e marcante. Devido à sua versatilidade é grande a variedade de pratos deliciosos que levam o camarão como ingrediente principal. Seus pratos atendem tanto quem quer fazer algo mais simples, receber a família e amigos com um prato sofisticado ou comer num restaurante chique.

Atenção no cozimento

De qualquer forma, independente se o prato é simples ou mais elaborado, pratos à base de camarão são muito fáceis de preparar. E ainda com a vantagem de melhorar nosso sistema imunológico. “Só precisa ter cuidado, pois o camarão cozinha muito rápido e o que mais vejo é a pessoa cozinhar demais, daí ele encolhe muito e fica borrachudo”, pondera Douglas Barthel, chef do restaurante Felicori Gastronomia. “Dependendo o tamanho com 30 segundos já está no ponto”, completa.

Alguns cuidados com a iguaria são necessários para oferecer um prato saboroso à base de camarão. Manter o ingrediente congelado antes do uso é muito importante, isso vai garantir melhor textura e sabor. O ideal é descongelar o camarão dentro da geladeira, fora do freezer, de um dia para o outro. “É indispensável limpar muito bem o camarão e, uma vez em temperatura ambiente, deve ser rapidamente preparado, pois sua vida útil nessas condições é muito curta”, orienta Barthel.

Praticidade no preparo

Para quem quer praticidade e rapidez existe a opção do camarão limpo e pré-cozido. Não tem o sabor intenso do camarão fresco, mas certamente é muito mais conveniente. Se essa for sua escolha certifique-se de adicionar o camarão no final do cozimento da receita, mas saiba que esse tipo de camarão é mais processado que o camarão fresco.

O ingrediente é o queridinho dos restaurantes e não é à toa. Com o seu sabor agradável, levemente adocicado, conquista mesmo o paladar mais exigente e por isso tem muita procura. Enfim, simples ou sofisticado, fresco ou limpo e pré-cozido. Escolha feita e com atenção no preparo, a certeza de uma verdadeira explosão de sabor.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes