Ir para o conteúdo

Braga defende investimentos em gás natural e hidrelétricas com reservatórios

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) discutiu os riscos hidrológicos e a geração de energia, em uma audiência pública, nesta terça-feira, 21. Para o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) o problema de geração de energia no Brasil, que está cara e escassa, só será resolvido quando duas premissas foram enfrentadas: a ampliação do uso do gás natural, para abastecer termelétricas mais limpas, e a retomada da construção de hidrelétricas com reservatórios.

“Temos que tomar duas soluções de planejamento: gás natural e nós precisamos construir reservatórios para guardar água. O custo social, econômico e ambiental de não ter essa ‘reservação’ é maior que o de ter, e precisamos ter a coragem de discutir isso com a opinião pública e a população brasileira. Se não resolvermos a equação da ‘reservação’ de água e do gás natural, se crescermos 3% no ano que vem e mais 3% em 2019, em 2020 vai faltar energia”, afirmou Braga à Agência Senado.

Na opinião do senador, o Brasil precisa encontrar uma política de matriz energética térmica para equacionar a redução das chuvas e menor geração de energia hidrelétrica. As termelétricas operadas a gás são menos poluentes e têm custo de geração menor. Há duas prontas, no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul, que não são utilizadas por falta do gás combustível.

“Se nós não tivermos água e não tivermos gás natural, vou repetir, teremos duas consequências: energia cada vez mais cara e fator limitador para o crescimento econômico do país, ou seja, fator limitador para a geração de emprego e renda”, lamentou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes