BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Bombeiros militares salvam 51 pessoas durante incêndio em prédio no Centro de Manaus


O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) salvou, na manhã deste sábado (08/05), 51 pessoas durante um incêndio de médias proporções que causou danos materiais em um imóvel de cinco pavimentos localizado na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona centro-sul de Manaus.

De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), o primeiro chamado foi registrado às 8h23. O fogo iniciou por conta de um curto-circuito na rede elétrica do imóvel. Na ação, o CBMAM empregou 21 bombeiros militares e nove viaturas, sendo três auto-bomba tanque (ABT 25, ABT 29 e ABT 31), uma auto-tanque apoio (ATA 01), três auto-rápido e duas unidades de resgate (UR 20 e UR 23). Ao menos 20 mil litros de água foram usados para debelar as chamas.

Segundo o comandante de socorro do serviço deste sábado, tenente BM Marcelo Galeno, o prédio estava sendo ocupado por imigrantes venezuelanos. “Minha equipe, juntamente com a equipe da ABT 31 do posto central, foram as primeiras a chegarem no local da ocorrência. Por conta do medo do fogo, muitas pessoas tentaram se abrigar no terraço do prédio e ficaram presas lá. Parte das equipes de militares se dividiram para o combate às chamas e retirada das vítimas”, informou Galeno.

Ainda de acordo com o tenente, dentre as vítimas havia pessoas de diversas idades, mas não houve registro de vítimas fatais. “Muitas crianças, idosos e pessoas de meia idade. Graças a Deus, nenhum caso grave. Também deslocamos as unidades de resgate para esse atendimento pré-hospitalar, e a nossa cascata, para auxiliar nos cilindros de oxigênio”, detalhou o oficial do CBMAM.

Além das viaturas operacionais, o CBMAM contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A Defesa Civil Municipal também esteve presente no local.

O fogo iniciou por conta de um curto-circuito na rede elétrica do imóvel. 

Atendimentos de saúde – A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que mobilizou suas equipes de plantão nas unidades de urgência e emergência para atender possíveis vítimas do incêndio.  Dois pacientes adultos precisaram de atendimento de emergência, ambos sem gravidade e de alta médica.  Cinco crianças também foram atendidas sem gravidade e receberam alta.

Um homem com um corte na mão foi atendido no SPA Zona Sul, realizou sutura e recebeu alta. Uma mulher com suspeita de fratura na perna foi encaminhada pelo Samu ao SPA São Raimundo. Foi atendida pelo ortopedista de plantão, realizou RX que descartou a fratura; foi medicada e recebeu alta médica.

O SPA Zona Sul mandou uma ambulância ao local do incêndio, mas não foi necessário o uso da mesma.

Houve também atendimento de cinco crianças no Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Sul. Elas passaram por avaliação médica e, por não apresentarem ferimentos, lesões ou outros sintomas, foram liberadas em seguida.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.