Ir para o conteúdo

Amazonas terá o maior programa de qualificação para a gestão da Saúde do país

O maior programa de qualificação voltado para a gestão da saúde da história do Amazonas. Assim foi classificado o Programa de Capacitação em Gestão da Saúde, lançado na manhã desta segunda-feira (27/05), em evento que reuniu secretários Municipais de Saúde, profissionais da área e autoridades públicas.

O programa, criado a partir de uma parceria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) com a Fiocruz Amazonas, vai capacitar mais de 5 mil profissionais de Saúde em todos os municípios amazonenses. Serão mais de cem cursos de atualização para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, seis cursos de pós-graduação e um curso de mestrado profissional.

“Este é um programa ousado, mas extremamente necessário para a melhoria dos serviços públicos de Saúde no nosso estado. Trata-se da maior incursão educacional em nível nacional, pois nunca, em nenhum estado brasileiro, construiu-se um processo de capacitação tão grande e tão amplo como este”, afirmou o presidente do COSEMS-AM, Januário Neto.

Para o presidente da Fiocruz Amazonas, Sérgio Luz, o programa será um imenso desafio para todas as instituições envolvidas. “Este projeto reúne tudo o que a Fiocruz Amazonas tem capacidade de realizar na questão educacional. Mas ele só será bem sucedido se todos os agentes envolvidos tiverem o compromisso de fazer o programa dar certo”, destacou Luz, para uma plateia repleta de secretários Municipais de Saúde.

O programa de capacitação em Saúde conta com um orçamento de R$ 5,5 milhões, recurso viabilizado pelo senador Omar Aziz, por meio de ementa impositiva. “Acredito que não basta criarmos uma estrutura perfeita de prédio e equipamentos hospitalares, se não temos um profissional capacitado à altura para fazer o serviço funcionar. Por isso temos que ter pessoas bem treinadas e para isso me coloco à disposição para ajudar no que eu puder”, falou o senador.

MEDALHA

Durante o evento, a diretoria do COSEMS-AM entregou a mais alta comenda da entidade. Este ano, foram agraciados o senador Omar e o presidente da Fiocruz Amazonas, Sérgio Luz, pelo empenho na construção do Programa de Capacitação em Gestão da Saúde, e o sanitarista Bernardino Claudio Albuquerque, pelos serviços prestado à população do Amazonas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes